Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

Desastre da Braskem afeta pescadores

Publicado

on

A Lagoa Mundaú, em Maceió, é um importante ecossistema e fonte de renda para centenas de pescadores que vivem da captura de peixes e mariscos. Porém, a lagoa está ameaçada pelo risco de desabamento de uma mina de sal-gema explorada pela Braskem, que já causou afundamentos em outras áreas da cidade.

Por causa desse perigo, a Capitania dos Portos proibiu o tráfego de embarcações em grande parte da lagoa, impedindo que os pescadores realizem seu trabalho. Essa medida, que é inédita desde o início da crise em 2018, gerou desespero e revolta entre os trabalhadores, que já sofriam com o assoreamento e a poluição da lagoa.

Os pescadores relatam que a produção de pescado vem diminuindo nos últimos 10 anos e que agora estão tendo que ir para locais mais distantes para pescar. Eles reclamam que as cestas básicas que receberam não são suficientes para garantir sua sobrevivência e que querem mais responsabilidade das autoridades.

Além da perda econômica, os pescadores também temem pela sua segurança, pois moram ao redor da lagoa e podem ser atingidos por um eventual desabamento da mina. Eles pedem a realocação dos Flexais, comunidades no bairro de Bebedouro, e o pagamento de um auxílio ou seguro defeso que compense sua situação.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA