Ceará
Desafios para o setor de energia no Ceará em 2025 vão além de vento e sol
A abundância de recursos naturais e a eficiente logística proporcionada pelo Porto do Pecém transformam o Ceará.
A abundância de recursos naturais e a eficiente logística proporcionada pelo Porto do Pecém transformam o Ceará em um polo estratégico para a produção de hidrogênio verde (H₂V), impulsionando a transição energética do Brasil e gerando novas oportunidades econômicas. Esse setor não só beneficia o mercado, mas também promove o avanço socioeconômico regional, criando empregos qualificados e melhorando a prestação de serviços essenciais.
De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o investimento em energias renováveis resulta em um crescimento de 25% no Produto Interno Bruto (PIB) e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades com usinas instaladas. No entanto, apesar dos progressos, ainda há desafios que necessitam de esforços conjuntos entre os setores público e privado.
Esses obstáculos e os possíveis caminhos para o desenvolvimento regional serão debatidos pelo consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado (Fiec) e membro da Academia Cearense de Engenharia (Ace), Jurandir Picanço, nesta sexta-feira (6), durante o evento Cresce Ceará, no Hotel Gran Marquise.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

