Iguatu
Denúncia sobre atrasos salariais no HRI é transferida para apuração pela Secretaria Executiva das Promotorias
Apresentada junto Ministério Público Estadual, por meio da sua Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública de Iguatu, a denúncia, que evidencia a crise na saúde pública da cidade, mudou de setor. A novidade foi anunciada na última semana através de despacho assinado pela promotora Lucy Antoniele Domingos.
O documento foi remetido a Secretaria Executiva das Promotorias, que conforme o órgão, possui maior capacidade técnica para apuração dos fatos em uma eventual provocação da justiça, assim como responsabilização nos casos de ilegalidades.
Denúncia
O Hospital Regional de Iguatu (HRI), vem sendo o maior alvo das reclamações da população. Falta de insumos, atrasos salariais com cooperados contratados pela secretaria local, falta de profissionais especialistas e corpo diretivo de equipamentos de saúde, estão sendo apontadas na denúncia junto ao órgão ministerial.
Poder Público
Na terça-feira, 07, Tânia Mara Coelho, secretária de saúde do estado, recebeu Marleuda Gonçalves, secretária da pasta municipal, e o deputado Marcos Sobreira (PDT).
A pasta local, assegura que o poder público municipal faz investimentos na unidade acima do teto. “Pudemos mostrar nossa capacidade de habilitação de novos serviços, e mostramos, números do HRI de porta de entrada, e de cirurgias. Mostramos os custos operacionais com despesas e receitas. Custeamos 30% da saúde sendo que nossa obrigação é de 15%. Solicitamos que o estado possa vir a cidade acompanhar tudo, com uma visita técnica”, afirmou.
O poder público e a base governista relacionam o problema à defasagem dos recursos em relação ao atual custeio de insumos e corpo de trabalho. Alegam-se ainda atrasos de repasses do Governo do Estado que atrapalharam a agenda de pagamento elaborada pela Prefeitura através da Secretaria da Saúde.
Em outros momentos foi tentada uma articulação em busca de um pacto financeiro com os demais municípios da região, mas sem sucesso.
-
Iguatu7 dias atrásElmano aparece numericamente à frente de Ciro em nova pesquisa e consolida vantagem na espontânea
-
Brasil6 dias atrásSenado: Cid amplia liderança e segunda vaga fica embolada
-
Noticias6 dias atrásEstudo mostra que principais inteligências artificiais podem reproduzir informações falsas
-
Brasil5 dias atrásCréditos para combustíveis e agricultura familiar somam quase R$ 7 bilhões
-
Entretenimento6 dias atrásRock in Rio 2026: Elton John lidera destaques, enquanto Nelly e MGK ficam entre as decepções
-
Ceará4 dias atrásCom campanha acelerada, diferença entre Ciro e Elmano despenca e eleição caminha para empate no Ceará
-
Brasil5 dias atrásNovo ciclone deve atingir o Sul do Brasil nesta semana e manter temperaturas baixas
-
Ceará4 dias atrásVitória sobre o Avaí rende R$ 10 milhões ao Fortaleza e reforça caixa do clube
