Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Delegada da DDM de Iguatu alerta para os casos de violência doméstica

Publicado

on

PodMais
PodMais
Delegada da DDM de Iguatu alerta para os casos de violência doméstica
Loading
/

No internacional da mulher (quarta-feira, 08) o Rotary Club de Iguatu recebeu durante reunião ordinária, as representações da Associação das Mulheres Iguatuenses (AMI) e da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), por meio da delegada. O momento foi marcado pela presença das damas rotárias na mesa onde tradicionalmente acontecem os encontros com o propósito conforme o conselho diretor, de celebrar a inserção da mulher nas mais variadas esferas, instituições e entidades como a do Rotary.

Delegada
Ticiana Medeiros, delgada da DDM-Iguatu apresentou números do quadro de violência contra a mulher no país bem como esclareceu aos presentes como se dá as investigações, intervenções e acompanhamentos dos casos de violência doméstica. “Estou há três meses em Iguatu e ainda não terminei de contabilizar os casos no ultimo ano aqui na cidade. Mas tenho como missão incentivar que as mulheres vítimas deste crime denunciem, pois são inúmeros os casos que não chegam ao departamento”, ressaltou. Conforme apontou o Datafolha em recente pesquisa, mais de 500 mulheres são vítimas de agressão física a cada hora no Brasil.

Ouça a entrevista com Delegada Ticiana Medeiros

Tocador de áudio

A AMI por meio da presidente Zélia Ribeiro, contou o histórico das ações e políticas de fortalecimento de direitos ao logo dos 34 anos de existência na cidade. “Acreditamos na força e importância de uma mulher na família. E foi através de várias lutas que conquistamos avanços como a implantação da primeira Delegacia da Mulher no interior do estado, ser no Iguatu na época”, lembrou.

Hoje a AMI realiza o trabalho de acompanhamento de 35 mulheres mastectomizadas. “A ação se justifica devido o câncer de mama acometer uma grande parcela feminina da nossa sociedade. Buscamos realizar intervenções no incentivo e no suporte emocional para a mulher nesse período de adaptação com o ‘novo’, que por vezes é muito traumático”, ressaltou Francisca Saraiva ex-presidente da AMI e também presente na ocasião.

 

Tales Texeira presidente do Rotary celebrou a oportunidade em poder instigar temas e valorizar o trabalho de quem desenvolvem e protegem por meio de ações a igualdade entre gêneros. “Nosso trabalho e missão enquanto Rotary, além de desenvolver projetos de cunho social é de fomentar essas discursões para nos subsidiar de informações e conhecimento de causa”, ressaltou.

Mulher no Rotary

Desde a fundação de um Club de Rotary a presença da mulher na entidade dava-se em Associações das Esposas de Rotarianos ou como sócias das Casas da Amizade. A admissão do gênero feminino nos quadros associativos foi encabeçado por uma educadora e feminista brasileira Eugênia Dutra Hamann, esposa do rotariano Hugo Hamann, do RC Rio de Janeiro, que chegou no ano de  1934 trocar correspondências com Paul Harris, questionando a ausência da mulheres  em Rotary. No passar dos anos com diversos entraves junto ao conselho de legislação, e à medida que as mulheres adquirem mais destaque em suas profissões, mais clubes começam a solicitar permissão e no ano 1989 as mulheres puderam fazer parte de qualquer Rotary Club no mundo.

 

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu3 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias3 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias3 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias3 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu4 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias5 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias5 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias5 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento5 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias5 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias6 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias6 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo6 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo6 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes6 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu6 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando6 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias6 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu1 semana atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.