Ceará

Cultura no Largo leva dança e música ao Largo do Theberge em Icó

Published

on

Com a ideia de agitar o meio cultural da cidade de Icó surgiu o Cultura no Largo, um evento de iniciativa de jovens insatisfeitos com a falta de atividades culturais e artísticas na cidade Histórica. A programação distribuida em três dias de evento tem levado música , dança e poesia para espaços históricos da cidade, como a antiga cadeia pública, o Teatro da Ribeira dos Icós, e a praça central do Largo.

Crianças aguardam para sua apresentação de balé como parte da programação do cultura no largo. Foto Jan Messias

A programação iniciou na noite desta terça-feira, 20, no Largo do Theberge, com apresentações musicais livres. De uma maneira informal e descontraida músicos presentes eram convidados a mostrar seu talento. Na noite desta quarta-feira, 21, foi a vez das expressões de dança terem os holofotes no espaço montado na histórica Cadeia Pública. Grupos de diversos estilos se apresentaram, desde balé clássico, com apresentações infantis, passando pelo funk e dança contemporânea.
Para a noite desta quinta-feira, 22, a programação conta com um sarau literário na calçada do Teatro da Ribeira dos Icós e amanhã a programação encerra com o show da banda MotoHome, a partir das 21:30.
Toda a programação é aberta ao público.

Público presente na Antiga Cadeia e Câmara de Icó para acompanhar o Cultura no Largo. Foto jan Messias

A ideia
A fotógrafa  Alexia Duarte, idealizadora do projeto, lamentou também a falta de mobilização para realizar atividades. “O projeto surgiu da insatisfação em não ver eventos culturais e da necessidade de promover a cultura. A cidade conta com poucos eventos, como o Forricó e o Icozeiro, isso é muito pouco para uma cidade como essa. Juntamos uns amigos e fomos realizar esse para ver se a cidade desperta mais para isso, uma cidade tão rica em cultura não pode ficar parada”, afirma. Bruno Lima, também organizador e produtor do evento lembrou da dificuldade de ver mais políticas voltadas para a cultura. “A gente vê tanta gente talentosa sem ter espaço para mostrar seu trabalho, ter visibilidade”, lembra Bruno.

Rafael Dantas em sua apresentação de dança contemporânea. Parte da programação do cultura no largo. foto jan messias

Expectativa
Alexia também falou da esperança para que esse evento desperte a consciência nas pessoas sobre a cultura e o talento dos jovens e artistas da cidade. Rafael Dantas, bailarino, participou do evento com uma apresentação de dança contemporânea e falou da importância do evento. ” Eu acho muito importante porque a cidade já tem o patrimônio, mas a gente precisa de mais cultura”, afirmou.
Programação
Para acompanhar a programação e se inscrever no evento basta seguir o link para o Facebook
https://www.facebook.com/events/679942922142159/

EM ALTA

Sair da versão mobile