Iguatu

CREDE-16 comemora 10 anos do PAIC com festa e homenagens a professoras

Published

on

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE)-16 realizou a comemoração dos 10 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) com festa e homenagens a professoras de Iguatu e cidades vizinhas.

O auditório da CREDE-16 estava repleto de profissionais da educação dos 07 municípios atendidos pela coordenadoria, além de prefeitos, secretários e público em geral.

Dentro das ações do Programa existe a possibilidade de publicação de livros de algumas professoras. A escolha é feita através de textos enviados a SEDUC, e somente após o resultado os nomes são revelados.

Quatro mulheres foram agraciadas com comendas, homenagens e repente pelas obras literárias: Vanuza Maria, da Escola Luzia Bezerra de Iguatu publicou o livro “O Saco”, Náide Farias, do Colégio Municipal de Iguatu – livro “Azuleta”, Elaine Custódio, da Escola Miguel Nunes de Orós – livro “O Pequeno Peixe Encantado”, Gilda Maria, da Escola Cely Correia de Jucás – livro “A Gotinha Lola”.

História:

O PAIC surgiu através da formação do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar criado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desenvolvendo pesquisas, relatórios, audiências públicas e outras atividades.

Com os resultados obtidos pelo Comitê a APRECE e a UNDIME/CE, com a parceria técnica e financeira do UNICEF, criaram o Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, com o objetivo de apoiar os municípios cearenses na melhoria da qualidade do ensino, da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, contando com a adesão de 60 municípios.

Em 2007, o Governo do Estado do Ceará, por meio da SEDUC, assumiu a execução do PAIC, tornando o programa uma política pública.

No dia 25 de maio de 2011 o Governo do Estado lançou o PAIC MAIS, visando estender as ações que eram destinadas às turmas de Educação Infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.

A iniciativa cearense originou o PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

EM ALTA

Sair da versão mobile