Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Mundo

Coronavírus: paralisação de testes de vacina é comum durante os estudos; entenda

Publicado

on

A paralisação da terceira fase da vacina contra o novo coronavírus trouxe questionamentos desde a veracidade do antídoto ao prazo de imunização pelo mundo. Após efeitos adversos em uma paciente, a testagem da ChAdOx1, vacina criada pela farmacêutica AstraZeneca e uma das mais avançadas até então, foram paralisadas na última terça-feira, 8. Mas o que isso de fato significa para a comunidade acadêmica e para a população?

A vacina é tida como um estímulo que se dá ao organismo para produção de um arsenal de defesa contra os patógenos – no caso da Covid-19, o vírus Sars-CoV-2. Existem diferentes abordagens de um mesmo experimento e todas elas têm um tempo diferente de resposta.

A vacina britânica encontra-se na fase três, caracterizada por analisar as reações em uma gama maior de pessoas, chegando a milhares de participantes das testagens divididos em diversos grupos pelo mundo – aqui no Brasil, são cerca de 5 mil voluntários e nenhum deles chegou a apresentar reações adversas até então. O caso que causou a paralisação dos testes foi identificado no Reino Unido.

Como a fase engloba muitas testagens e prevê a observação desas reações, o processo de paralisação é comum durante a produção das vacinas conforme explica ao O POVO Edson Teixeira, integrante do Laboratório Integrado de Biomoléculas (Libs) da UFC. A produção é pausada apenas quando há relatos de casos graves como o da paciente britânica e há a probabilidade da doença não ter relação com a ChAdOx1, mas sim com um agente externo.

“Os pacientes não ficam engaiolados, eles continuam a viver normalmente a sua vida após receber o antídoto. Há a probabilidade de isso não ter a ver com a vacina”, exemplifica. Para Edson, a investigação do caso deve durar cerca de 15 dias ou no máximo um mês devido à urgência do antídoto. Normalmente, a terceira fase onde se encontra a vacina de Oxford demoraria cerca de 1 a 4 anos para ser finalizada, se não perdurássemos em uma pandemia há meses.

“Essa rapidez é por tudo que estamos atingindo: em curto tempo, tivemos muitos infectados e muitas mortes. É claro que os laboratórios entram com esforços para produzir, pois, obviamente existe uma preocupação e também muito dinheiro envolvido nisso”, reforça.

O Ministério da Saúde (MS) prevê um repasse de R$ 522,1 milhões na unidade da Fiocruz, responsável pela produção dessa vacina no País. Outros R$ 1,3 bilhão são despesas referentes a pagamentos previstos no Contrato de Encomenda Tecnológica. Os valores contemplam a finalização da vacina e preveem a distribuição de 100 milhões de doses no Brasil.

Com a paralisação dos testes, a vacina pode atrasar – mas Edson novamente reforça a frequência do fato durante as produções. “Todas as vacinas podem atrasar quando estão em processos de estudo clínico, você não tem como precisar uma data”, aponta.

A suspensão da AstraZeneca veio horas após a declaração do ministro interino Eduardo Pazuello sobre a data da distribuição da vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS): janeiro de 2021. A própria farmacêutica deu um prazo parecido nesta quinta-feira, 10.

Para o especialista, a data de distribuição ainda é indefinida. “Todas as pessoas que já disserem que temos uma data para iniciar a vacinação em massa, na verdade, não estão assentadas em informações cientificas”, destaca. “Exatamente o que nós estamos assistindo com a AstraZeneca mostra o perigo que é acelerar esses processos”.

A distribuição de uma vacina costuma acontecer na Fase 4, onde acontece a regulação do composto pelo mundo para uso da população. Caso se mostre favorável ao uso, a ChAdOx1 será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) no Brasil, ligado ao SUS. O Programa proporciona 19 vacinas rotineiramente para a população brasileira e oferta 45 diferentes imunobiológicos para toda a população – todas gratuitamente. O PNI é, atualmente, um dos maiores programas de imunizações do mundo.

Movimento anti-vacina preocupa especialistas

Apesar do histórico brasileiro em produção das vacinas, o reforço de um movimento contra os antídotos preocupam os especialistas. A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) chegou a divulgar uma peça publicitária com a frase “Ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina” no último dia 1º.

Para Edson, a mobilização acontece “no pior momento possível” e enxerga o fato com preocupação quando parte do Governo Federal. “Essa informação não provoca só disseminação, mas morte”, pontua. “Quando as pessoas passaram a viver em sociedade, vimemos em grandes aglomerações sociais e há, além do direito individual, um dever comunitário. A decisão de não tomar a vacina não afeta só você, mas afeta toda a comunidade”.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) chegou a publicar um documento relembrando sobre a importância da vacinação. “A vacinação está entre os instrumentos de maior impacto positivo em saúde pública em todo o mundo, contribuindo de forma inquestionável para a redução de mortalidade e o aumento da qualidade e da expectativa de vida”, reforçaram.

A instituição ainda apontou para a importância da divulgação da importância acerca do procedimento por parte do governo, “sob pena de vivermos retrocessos como a volta do sarampo devido às baixas coberturas vacinais”, destacaram.

Inclusive, indo de encontro a sua própria declaração, Bolsonaro sancionou uma lei em fevereiro deste ano que prevê a possibilidade de realização compulsória da imunização, ou seja, ‘a força’. O conteúdo foi verificado e confirmado através do projeto Comprova, do qual O POVO participa.

Evento discute paralisação da vacina de farmacêutica

Nesta quinta-feira, 10, a paralisação da AstraZeneca será discutido por especialistas no Pint of Science Festival. O evento é dividido nos setores nacionais e regionais, onde os principais tópicos científicos do Brasil e do Mundo são debatidos.

No Ceará, a conversa “O que precisamos saber sobre as vacinas? Fatos, mitos e medos” ocorrerá às 19 horas de hoje pelo canal do Youtube do Pint of Science Brasil.

O encontro no âmbito cearense ainda reúne um bate-papo sobre como a ciência contribui para o aumento de vida útil das frutas – desde a colheita até o armazenamento. Será transmitido às 15 horas de hoje também através do canal.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias3 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias3 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias3 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu3 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias4 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias4 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias4 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento5 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias5 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias6 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias6 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo6 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo6 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes6 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu6 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando6 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias6 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu1 semana atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.