Brasil
Conselho Nacional de Economia Solidária volta a funcionar após cinco anos

Após cinco anos parado, o Conselho Nacional de Economia Solidária foi reinstalado pelo governo federal nesta quarta-feira (18). O colegiado tem como meta organizar a quarta conferência nacional e criar um marco regulatório para o setor, que busca relações mais justas e sustentáveis na produção, comercialização, finanças e consumo.
A conselheira Francisca da Silva, de Minas Gerais, defendeu que os empreendimentos de economia popular e solidária tenham menos tributos e mais reconhecimento. Ela disse que o setor valoriza o ser humano e pode competir com o mercado formal. Ela criticou o Simples Nacional e as dificuldades de formalização das cooperativas.
Ela também cobrou uma posição política do governo sobre a economia solidária. Ela relatou que conversou com o presidente Lula e pediu uma lei para o setor, não apenas recursos ou programas. Ela afirmou que queria ouvir o presidente falar sobre a economia solidária.
A economia solidária envolve diversos tipos de empreendimentos coletivos, como cooperativas de reciclagem, grupos de agricultura familiar, empresas cooperativas de crédito, coletivos ecológicos e produtores de alimentos orgânicos. Francisca destacou que esses empreendimentos aquecem a economia do país sem depender do Sine ou das empresas.
-
Iguatu1 semana atrás
Justiça Eleitoral autoriza novas oitivas em investigação sobre possível envolvimento de facção criminosa nas eleições de Iguatu
-
Noticias1 semana atrás
Polícia Federal realizou operação em uma residência no bairro Cocobó, em Iguatu
-
Iguatu1 semana atrás
Polícia Federal indicia quatro pessoas em Iguatu por crimes eleitorais e organização criminosa
-
Noticias1 semana atrás
Ceará autoriza construção de 17 novas escolas de ensino médio em tempo integral
-
Noticias1 semana atrás
Dono da Havan e dois políticos ficam inelegíveis após condenação do TSE por abuso de poder econômico
-
Noticias1 semana atrás
Mulher morre após infecção por ameba comedora de cérebro ao usar água da torneira em lavagem nasal
-
Noticias1 semana atrás
Aos 89 anos, cearense supera desafios, publica livros e conquista vaga em prêmio literário nacional
-
Noticias1 semana atrás
Banco Central inicia a apresentação do Pix Automático, uma nova funcionalidade voltada para empresas e instituições financeiras