Mundo

Confrontos entre manifestantes e forças iraquianas deixam 27 mortos e 70 feridos

[caption id="attachment_2485" align="alignleft" width="500"](Foto:Reprodução)[/caption]Segundo fontes militares, pelo menos 27 pessoas morreram e 70 ficaram feridas em confrontos entre as forças armadas iraquianas e manifestantes sunitas antigovernamentais e armados, próximo de Kirkuk, no nordeste do Iraque.

Published

on

(Foto:Reprodução)

Segundo fontes militares, pelo menos 27 pessoas morreram e 70 ficaram feridas em confrontos entre as forças armadas iraquianas e manifestantes sunitas antigovernamentais e armados, próximo de Kirkuk, no nordeste do Iraque.

O confronto começou por volta das 5h (horário local), quando as forças armadas iraquianas invadiram a cidade de Hawijah, localizada a oeste de Kirkuk, onde ocorrem manifestações desde janeiro.

Segundo um general responsável pela área, as forças armadas reagiram a um ataque de um grupo militante sunita, conhecido como Exército de Naqshbandiya. Dois soldados morreram e sete ficaram feridos na operação, afirmaram as autoridades iraquianas. Cerca de 34 metralhadoras Kalashnikov e quatro armas PKM foram recuperadas no local.

O conflito ocorreu horas depois de Martin Kobler, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para o Iraque, ter pedido moderação das duas partes em Hawijah, onde as tensões estão aumentando. “Eu incentivo as forças de segurança iraquianas para exercerem o máximo de controle,  manterem a lei e a ordem, e os manifestantes para continuarem a preservar o caráter pacífico das manifestações,” disse Kobler, em comunicado.

Os manifestantes, em sua maioria sunitas, têm invadido as ruas em protestos, iniciados há mais de quatro meses, em que pedem a demissão do primeiro-ministro, Nuri al-Maliki.

 

Fonte: Agência Brasil

EM ALTA

Sair da versão mobile