Brasil
Começa o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e ao combate ao suicídio
O mês de setembro chega com um alerta importante: a prevenção ao suicídio. Há duas décadas, a campanha Setembro Amarelo mobiliza todo o Brasil para promover conscientização sobre o tema, incentivando o cuidado com a saúde mental e a valorização da vida. A campanha é uma oportunidade para ampliar o olhar sobre sinais de sofrimento psíquico e buscar caminhos de apoio e acolhimento. Segundo a psiquiatra Sandra Peu, da Associação Brasileira de Psiquiatria, o objetivo é ajudar a população a identificar fatores de risco e proteção, reconhecer situações de urgência e orientar sobre como e onde buscar ajuda.
A médica ressalta que, na maioria dos casos, pessoas em risco de suicídio enfrentam transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia ou transtornos de personalidade. Esses quadros podem se manifestar por mudanças no comportamento, perda de interesse pelas atividades diárias, sentimentos de desesperança, alterações no sono e apetite, ou até expressões diretas de desejo de morrer. Nessas situações, é essencial levar a pessoa para uma avaliação médica imediata, de preferência com um psiquiatra. Sandra Peu ainda chama a atenção para os chamados parassuicídios — comportamentos autodestrutivos ou de exposição a riscos graves, que também podem indicar um sofrimento profundo e iminente perigo.
Com o slogan “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha de 2025 reforça a importância de oferecer escuta, acolhimento e acesso a serviços de apoio. Entre eles, destaca-se o Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta atendimento gratuito e sigiloso 24 horas por dia pelo telefone 188. Em casos de risco imediato, a orientação é acionar o Samu (192) para atendimento de urgência. Mais do que um mês de campanha, o Setembro Amarelo é um chamado à empatia, ao cuidado e à prevenção contínua.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

