Passeio ciclístico, caminhada e concentração na Praça da Matriz de Senhora Sant’Ana, na cidade de Iguatu, na manhã deste domingo, 31, marcaram a abertura da programação do mês dedicado ao autismo. O evento reuniu gestores municipais, diretores e professores da Apae, da secretaria de Saúde do município, pais e crianças autistas.

Inicialmente, os participantes se concentraram no Sesc e depois seguiram de bicicleta e outros caminharam portando balões azuis.

O enfermeiro e pai de uma criança autista, Wendel Lima, disse que o evento é importante para queda de preconceito na sociedade. “São crianças que podem se desenvolver”, pontuou. “Precisamos nos reunir mais, discutir o tema”.

A coordenadora do Caps Infantil, Gizelly Palácio, destacou a participação dos grupos e profissionais. “Celebramos a data e nos confraternizamos”, frisou.

Nesta terça-feira, 2, é comemorado o Dia Mundial do Autismo.

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, disse que era preciso acabar com o preconceito. “Não cabe mais na nossa sociedade”, frisou. “São pais e mães guerreiras que sabem cuidar dos seus filhos, que precisam de espaço e apoio”.

A diretora da escola da Apae, Ieda Couras, frisou as reivindicações sobre a redução de carga horária para servidores públicos municipais que têm filhos autistas. “A nossa luta vai continuar em defesa das nossas solicitações”, disse.

Fonte: Diário Centro Sul