Noticias
Comandantes devem prometer a Lula punir militares golpistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir — possivelmente ainda hoje — com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os três comandantes das três Armas. Segundo a colunista Ana Flor, eles pretendem garantir ao presidente que os militares envolvidos em atos golpistas serão punidos. O objetivo é duplo. Por um lado, querem afastar a tropa da política; por outro, inaugurar uma nova relação com o governo, que começou envenenada pelo golpismo bolsonarista. No encontro, também será apresentado o primeiro plano estratégico mensal encomendado por Lula aos militares.
O trabalho pela frente não é pouco. Durante os atos terroristas do dia 8, o coronel do Exército José Plácido Matias dos Santos conclamou nas redes que coronéis com comando de tropa se rebelassem e que o comandante da Arma, general Júlio César de Arruda, comandasse um golpe de Estado. Ele ainda ofendeu o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, a quem chamou de “prostituta do ladrão”, e o ministro da Justiça, Flávio Dino. A conduta é ainda mais grave porque Santos atuou no Gabinete de Segurança Institucional, GSI, de fevereiro de 2019 a março de 2022, sendo um dos homens de confiança do general Augusto Heleno.
E o ministro do STF Alexandre de Moraes manteve presas 740 pessoas que participaram dos atos terroristas do dia 8. Outros 345 foram soltos mediante medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

