Conecte-se conosco

Regional

Com água cada vez mais escassa, planos de recursos hídricos começam a ser elaborados no Ceará

Publicado

on

Água é um bem finito e cada vez mais escasso no mundo. Em região semiárida, onde está localizado o Ceará, por exemplo, as reservas hídricas dependem a cada ano de chuvas acima da média, o que raramente ocorre, para repor o nível dos açudes. Mas como ter segurança hídrica para atender as múltiplas demandas sempre crescentes? Quais os conflitos e problemas a serem enfrentados?

Para responder a estas e outras questões, estão em elaboração planos de recursos hídricos das 12 bacias hidrográficas do Ceará. Os três primeiros em andamento são das bacias do Curu, Ibiapaba e dos Sertões de Crateús.

O objetivo desses documentos – que devem ser concluídos até dezembro de 2022 – é servir de base para atualização da Política Estadual de Recursos Hídricos e definir ações específicas de cada região que atendam às demandas, corrijam problemas e mitiguem os conflitos.

Desmatamento de mata ciliar, despejo de dejetos nos leitos de riachos, córregos e rios, uso abusivo de veneno no solo e na lavoura, perfuração elevada de poços rasos e profundos, expansão dos centros urbanos e a necessidade de ampliar e ofertar água de qualidade para o consumo humano são problemas comuns às bacias hidrográficas.

CONFLITO

De acordo com o diretor de Planejamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Elano Joca, o conflito por maior oferta de água para abastecimento humano e uso agropecuário “é permanente no Ceará, que sofre com a escassez hídrica, e decorre de vários fatores, entre eles a mudança climática”.

Quem está no entorno ou acima (montante) de um açude quer que a água permaneça para atender suas necessidades, mas quem mora e trabalha em regiões abaixo (jusante) do reservatório quer que o recurso hídrico seja liberado para atender as suas demandas (consumo, irrigação). “Esse tipo de conflito sempre vai existir, mas graças às discussões coletivas e a mediação da Cogerh, estamos vencendo o desafio de conciliar esse problema a cada ano”.

DEMANDAS

O presidente da Bacia do Salgado e secretário do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, Wyldevânio Vieira, reforçou que “cada região tem seus próprios problemas e especificidades, são micro realidades distintas, mas o conflito comum que permeia a maioria das bacias é a escassez do recurso hídricos para atender seus múltiplos usos”.

Na região Norte, as bacias da Ibiapaba, Coreaú, Acaraú e Litoral registram nos últimos quatros anos chuvas acima da média histórica, mas o Vale do Salgado, do rio Jaguaribe e do Banabuiú convivem desde 2012 com precipitações reduzidas.

“Crato, Juazeiro e Barbalha têm demandas semelhantes aos de uma região metropolitana; já Icó, Ipaumirim enfrentam falta de água, enquanto que as regiões de Brejo Santo e de Mauriti são grandes fruticultores, mas todos esses municípios estão na Bacia Hidrográfica do Salgado, que é a porta de entrada das águas transferidas do rio São Francisco”, demonstrou realidades divergentes, Vieira.

TEMAS

A gestão dos recursos hídricos, elaboração de projetos e de programas, definição de investimentos prioritários e a busca de solução de conflitos por limitação de oferta de água são temáticas que integram os grupos de trabalho dos 12 comitês de bacias hidrográficas, no interior cearense.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) firmou Termo de Cooperação Técnico Científico com a Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do programa Cientista-Chefe, com participação da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa Científica (Funcap).

A articulação da Cogerh une a gestão pública, meio acadêmico e os usuários privados. “Os planos deverão refletir a dinâmica de cada bacia em um contexto de escassez hídrica, visando o aprimoramento dos processos de alocação negociada de água, de forma a apoiar a regulação do uso da água na bacia e propiciar uma gestão mais eficiente desse recurso”, pontuou o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias.

Elano Joca explicou que os planos incluem um planejamento de 30 anos, mas devem ser revisados a cada cinco anos. “Precisam ser adequados porque a dinâmica é rápida”, disse. Ele exemplificou com a chegada neste ano das águas da transposição do Rio São Francisco. “Trouxe impactos, um novo planejamento”.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú serão as próximas a iniciar os seus planos que incluem três etapas – diagnóstico, prognóstico e definição de ações a serem implementadas.
“A gestão é participativa e não se restringe aos recursos hídricos”, pontuou Joca. “Secretarias de governo, as prefeituras e outras instituições terão suas responsabilidades a serem cumpridas”.

O papel da Cogerh é fazer a mediação e o encaminhamento das propostas para finalização dos documentos apresentados em cada bacia hidrográfica. “Precisamos ter planejamento para segurança hídrica, oferta de água em quantidade e com qualidade, atendendo às múltiplas demandas”, ressaltou Joca.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu2 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu2 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias2 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará3 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo3 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia3 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu4 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias5 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias5 dias atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias5 dias atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias5 dias atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias1 semana atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias1 semana atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará1 semana atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.