Política

Com a presença da coordenadora da 18ª CRS, câmara discute saúde regional

Published

on

A 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) por meio de sua coordenadora, Teresa Cristina, esteve na Câmara Municipal de Iguatu (CMI) na última terça-feira (24) com objetivo de apresentar dados e explicar o funcionamento da estrutura organizacional do setor. O legislativo local é o terceiro dos dez municípios que compreende a área de atuação, visitado pela representante.

As câmaras de Jucás e Acopiara tiveram assim como a de Iguatu, a chance de conhecer dados dos equipamentos gerenciados por meio de consórcios, cooperação solidária e fundo de saúde.

A 18ª região da CRS abrange uma população de mais de 320 mil habitantes que pertence à macro região do cariri, e sofre ainda com a baixa oferta de serviços de alta complexidade.  A ocasião com os parlamentares em um espaço de tomada de decisão, serve conforme Teresa para serem elaboradas diretrizes para reverter o atual quadro. “Dispara uma reflexão de um tema complexo e difícil conhecimento, mas que exige a participação dos agentes. É bom que mostra a força da regionalização dos equipamentos”, comentou.

Diante da demanda atual, parlamentares em seus discursos pontuaram a necessidade da região possuir uma UTI Neonatal e Adulto, assim como um Hospital Estadual do Centro Sul de Alta complexidade.

Conforme a condenadora a região já possui indicadores que se fazem permitir a vinda desses dois equipamentos. “Iguatu pode ter sim esses equipamentos, tem espaço e ambiência para isso. E precisa dessa habilitação da esfera federal e libere o custeio, pois são equipamentos que exige um financiamento tripartite, ou seja com recursos federais, estaduais e municipal. Mas sem dúvida daria um pulo na assistência da região”, disse Teresa.

Para Teresa o modelo atual de gestão do SUS tripartite precisa ser reformulado com maiores benefícios aos usuários. A coordenadora ressaltou ainda importância de se trabalhar a política de prevenção a saúde como forma de desafogar as emergências hospitalares. “Papel da prevenção como promoção precisa ser discutido e difundido. Infarto, AVC e agravos como acidentes são as situações que mais matam e que ao mesmo tempo há possibilidade de receber o trabalho para diminuição desses quadros”, afirmou.

Os parlamentares repercutiram a passagem da representante, conforme Antônio Baixinho (PSB) projetos que incentive a prevenção de doenças, foram deliberados pela casa, mas que precisam ser executados. “Salutar a passagem da coordenadora pra nos embasar com dados e direcionarmos nossas cobranças. Assim como ela acredito que a prevenção é o melhor remédio. Pude encaminhar projetos como aulas de primeiros socorros em escolas e disfunção de palestras sobre o temas nos mesmos espaços. Precisamos cuidar da saúde e não da doença”, pontuou.

Além de um maior incentivo por meio de investimentos enviados por parte do estado e da esfera federal ao município para financiar os equipamentos de saúde, Marconi Filho (PROS) também ver o incentivo por meio do Educação Física, como ferramenta de transformação para reverter quadros como o que coloca o Ceará com registro de um Acidente Vascular Cerebral AVC a cada 20 minutos. “Várias doenças podem ser evitadas com exercício físicos orientados, isso é medicina preventiva do século XXI. Iguatu possui diversas universidade da área e parcerias podem ser firmadas no intuito de promover a população com essa educação básica. Num segundo momento acredito que a construção de um hospital nos moldes do regional do cariri e do sertão central seria essencial a nossa cidade”, destacou.

Quinta-feira

Na quinta-feira, 26, o legislativo votou em regime de urgência com a realização de três sessões e votação das comissões durante a própria plenária, a mensagem do executivo que permite o reajuste em 2,9 % do auxílio alimentação aos servidores do Sistema Autônomo de Agua e Esgoto (SAAE), retroativos do mês de janeiro desse ano. A alteração ocorreu na lei do Plano de Cargos e Carreias Remuneradas (PCCR) dos funcionários da autarquia.

EM ALTA

Sair da versão mobile