Regional
Com 80% de execução, Hospital Regional do Vale do Jaguaribe se aproxima da etapa final de obras
As obras de construção do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, passam dos 80% de execução, conforme fiscalização da Superintendência de Obras Públicas (SOP). A estrutura física conta com investimento de cerca de R$ 122 milhões, feito através da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) pelo Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado (Proexmaes II), englobando recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
No momento, os trabalhos se concentram na área externa, como explica o diretor de Articulação Técnica e Obras Especiais da SOP, Silvio Campos: “Podemos dizer que a obra se encontra num ritmo muito bom. Já ultrapassamos a faixa de 80% de execução e avançamos na parte de urbanização do prédio, na fachada, janelas e telhados”. No interior da edificação, estão sendo realizados acabamentos, principalmente no segundo pavimento, onde funcionarão centro cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
O equipamento ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²) e tem as obras mantidas cumprindo o estabelecido no decreto nº 33.521, de 21 de março de 2020, que rege ações de combate à disseminação do Coronavírus. Desta forma, tem obedecido às orientações para evitar aglomeração de operários no canteiro, tanto nas frentes de trabalho e como nos espaços de uso comum, além de verificar as condições de saúde no início das jornadas e realizar ações educativas.
Implantado em localização estratégica, nas proximidades da BR-116 no entrocamento entre Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova, o HRVJ funcionará para dar cobertura à Macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe, garantindo atendimento médico-hospitalar à população de pelo menos 20 municípios. Contará com unidades de emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico com seis salas, e enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica, somando 304 leitos. Terá ainda Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e UTIs neonatal, pediátrica e adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.
A nova unidade vai ampliar a rede da Sesa, que hoje possui três hospitais regionais em operação: o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral; o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte; e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. O Consórcio Marquise/Normatel é o responsável pela construção. A estimativa é que o HRVJ seja equipado e entre em funcionamento até o fim deste ano.
Fonte: Governo do Ceará
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

