Brasil
CNAS define prioridades para a proteção da população de rua no Suas

O CNAS publicou nesta quarta-feira (22) as prioridades para os planos de ação do Suas, que visam ampliar a proteção socioassistencial à população em situação de rua. A principal delas é a articulação entre os poderes públicos e a sociedade civil para garantir o atendimento das demandas dessa população em diversas áreas, como saúde, habitação, trabalho, renda e cultura.
Outra prioridade é o aumento do financiamento do Suas para melhorar a proteção básica e especial da população de rua, respeitando a decisão do STF de proibir a remoção forçada dessa população e seus bens, até que o plano de ação e monitoramento seja elaborado.
O plano de ação e monitoramento tem como metas a inovação nos modelos de atendimento, a criação de novas estratégias de proteção socioassistencial, a qualificação da gestão no Suas, a atenção às especificidades regionais e a produção de conhecimento em relação à população de rua. O plano também prevê o uso dos dados dos cadastros e sistemas de informação do governo federal, como o Cadastro Único, para subsidiar as iniciativas públicas, até que o Censo POP Rua seja atualizado.
A Política Nacional para a População em Situação de Rua foi criada em 2009, com o objetivo de assegurar o acesso dessa população aos serviços e benefícios socioassistenciais, bem como aos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. O plano de ação e monitoramento é uma forma de fortalecer essa política e de garantir sua efetividade.
-
Videos6 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu6 dias atrás
Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu
-
Iguatu2 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu6 dias atrás
AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares
-
Noticias6 dias atrás
Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça
-
Iguatu24 horas atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu