Mundo
Cientistas publicam carta pressionando Alemanha a devolver Irritator, fóssil de dinossauro contrabandeado do Brasil
Os pesquisadores brasileiros e europeus publicaram uma carta conjunta nesta sexta-feira (28), pedindo a restituição ao Brasil do fóssil do dinossauro Irritator challengeri, que atualmente está na Alemanha, após ter sido contrabandeado do país.
Esse fóssil é do crânio mais completo e preservado dos dinossauros de seu tipo, e foi tema de um artigo científico publicado em maio deste ano por cientistas alemães e franceses. Eles realizaram uma nova análise do crânio e chegaram a conclusões inéditas sobre a espécie. Desde 1996, o fóssil é classificado como um holótipo, o que significa que serve como base para a descrição de uma espécie e é de extrema importância para a ciência.
No estudo deste ano, os pesquisadores europeus reconheceram que havia problemas relacionados ao fóssil, uma vez que ele foi comprado pelo Museu Estadual de História Natural de Stuttgart de um comerciante de fósseis em 1991. Esse comerciante, por sua vez, importou o fóssil para a Alemanha antes de 1990.
O grande impasse é que, desde 1942, todos os fósseis encontrados em território brasileiro são considerados propriedade da União e não podem ser comercializados. A exportação para fins científicos requer autorização governamental, não pode ser permanente e costuma exigir o envolvimento de cientistas brasileiros nas pesquisas.
Diante desse contexto, os pesquisadores estão reivindicando a restituição do fóssil do dinossauro Irritator challengeri ao Brasil, considerando que seu contrabando e comercialização foram irregulares e violaram as leis e normas vigentes no país para a preservação do patrimônio paleontológico e científico. A importância científica do fóssil é inquestionável, e a sua restituição permitiria que pesquisadores brasileiros conduzissem estudos mais aprofundados e contribuíssem para o conhecimento sobre a história e evolução dos dinossauros no Brasil.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

