Regional
Cidades do Cariri se organizam para o retorno das aulas presenciais
Mesmo sem previsão, os principais municípios da região do Cariri — Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha — já estão se organizando para o retorno das aulas presenciais. O primeiro, por exemplo, começou a reformar suas escolas para receber os estudantes de forma mais segura. Já os dois últimos, criaram comitês que unem gestores, professores e representantes de pais de alunos para elaborar um plano em conjunto.
Na última semana, o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, informou que a imunização completa de professores e trabalhadores da educação contra a Covid estaria garantida com a segunda dose até agosto.
No caso das cidades do chamado “triângulo Crajubar” — Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha — todas estão com vacinação acima de 90% do público de trabalhadores da educação com a primeira dose. Barbalha lidera vacinando 100,54% da meta, seguido por Crato (95,18%) e Juazeiro do Norte (94,44%). No entanto, na segunda, nenhuma delas ainda iniciou a aplicação da segunda dose.
REFORMAS
Mesmo aguardando a chegada de novas vacinas, a Secretaria de Educação de Crato já trabalha com previsão de início das aulas logo após ser completado o ciclo de imunização — três semanas após a aplicação da segunda dose. “A gente está se organizando, já em diálogo com a Secretaria de Saúde, mas dependemos da imunização”, conta a titular da Pasta, Germana Brito.
Ainda que não tenha previsão, já foram enviados para as escolas totens para distribuição de álcool em gel nas entradas e dispersores nas salas de aula. Paralelo a isso, foi feita uma vistoria em parceria com a Secretaria de Infraestrutura de Crato para verificar as condições de escolas e creches. Nisso, foram definidas algumas reformas. No momento, dez unidades estão recebendo as melhorias. “São obras de recuperação e estrutura para dar melhor acolhimento, um local limpo, arejado, que torne mais seguro”, conta a secretária.
O plano de retomada de Crato também incluiu que, no máximo, as salas comportarão 40% da capacidade, podendo ser menor, dependendo de sua estrutura. “A gente sabe que difere muito. Tem salas que serão até 30%, porque são menores. Difere muito”, reconhece Germana. Outra medida adotada é a divisão de turmas, que assistirão aulas presencialmente por duas semanas, enquanto o outro grupo acompanha de forma remota.
Desde março, os estudantes da rede municipal de ensino de Crato estão tendo aulas remotas através de uma plataforma própria com vídeos, aulas e tarefas. Aqueles que não têm acesso à internet, recebem materiais didáticos e atividades das disciplinas em suas casas. A devolução acontece na escola e, lá, podem receber orientação dos professores. “A gente trabalha da melhor forma possível na questão do controle diário da frequência e na busca ativa junto com professores e coordenadores, além da secretaria fazendo esse suporte”, acrescenta a gestora.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu24 horas atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 31 Outubro 2024
-
Iguatu2 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 30 Outubro 2024
-
Iguatu3 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 29 Outubro 2024
-
Iguatu11 horas atrás
Jovem de 18 anos é morto no 21º homicídio no ano em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Iguatu registra 20° homicídio no ano
-
Iguatu6 dias atrás
Idoso é assaltado no centro de Iguatu
-
Videos3 horas atrás
Balaio de Gatos: Os embates voltaram! Agenor Neto x Marcos Sobreira – “Vale o Dito” a nova série do Balaio de Gatos
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos: Concurso da Câmara: Rubenildo Cadeira (UB) não foi chamado para a reunião da CCJ! Vixe!