Ceará
Cidade do Sertão Central pode ser sede da primeira mina de diamantes da região
Uma pesquisa mineral está em andamento no município de Boa Viagem, no Sertão Central do Ceará, a cerca de 220 quilômetros de Fortaleza, com o objetivo de confirmar a presença de diamantes com potencial para uso industrial. O estudo tem validade até 2028 e busca avaliar a viabilidade da extração da pedra preciosa na região, considerada promissora por especialistas do setor.
As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). A pesquisa faz parte de um conjunto mais amplo de processos de exploração mineral em andamento no país. Caso a presença de diamantes seja confirmada, os materiais extraídos serão voltados para aplicações industriais, e não para o mercado de joias.
De acordo com o MME, o projeto em Boa Viagem está sob responsabilidade da empresa H C Mineração Ltda, que fez o pedido à ANM em 2024. A autorização para início da pesquisa foi concedida em janeiro de 2025, com validade de três anos. Nesse período, a empresa deverá concluir os estudos e apresentar um relatório final à ANM. Se aprovado, poderá então solicitar a concessão para iniciar oficialmente a lavra mineral.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

