Ceará
Cidade cearense instala túnel de desinfecção contra coronavírus
Começaram a funcionar nesta sexta-feira (1º) na cidade de Coreaú os túneis de desinfecção contra o novo coronavírus. O equipamento foi instalado em um ponto estratégico do município: no centro comercial, na rua que dá acesso aos bancos, casas lotéricas e supermercados e fica próximo aos hospitais da cidade.
Cada túnel tem extensão de aproximadamente três metros e foi desenvolvido com base em modelo adotado na China, país asiático onde teve início os primeiros casos da Covid-19. A cidade de Coreaú tem 53 casos confirmados da doença e nenhum óbitos, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará.
O coordenador da assistência farmacêutica de Coreaú, Alefe Alburqueque, explica que a desinfecção das pessoas que passam por dentro do túnel ocorre por meio da utilização de produtos à base de quaternário de amônia, cujo procedimento é validado pela Anvisa.
“Esse detergente enzimático é próprio para humanos, portanto não irrita ou agride a pele humano e sua fórmula balanceada ataca a parte externa do vírus, a pasta extracelular, quebrando o vírus em partículas menores. Em contato com a água que é borrifada, essas partículas são despejadas do corpo humano”, detalha.
O produto utilizado é uma mistura de água e sabonete líquido, à base de glicerina. Segundo especialistas, para que esse composto possa agir na destruição do vírus, as pessoas precisam passar pela cabine de desinfecção de forma lenta, levando cerca de 15 segundos para percorrer os quase três metros de extensão do túnel.
Alefe ressalta, também, que as pessoas que passam pelos túneis devem estar utilizando máscaras protetoras, para que não haja inalação direta da solução.
De acordo com o secretário da saúde de Coreaú, Noélio Fernandes, as cabines vão funcionar nos horários em que haja movimentação nas ruas. “Iniciando logo pela manhã e seguindo até não existir mais fluxo de pessoas. Por todo o dia, os tubos das cabines serão abastecidos com a solução”, garantiu. Atualmente, o município tem 53 casos confirmados da Covid-19.
O Ceará é um dos estados mais afetados pela doença. O estado tem mais de 500 óbitos em decorrência da doença e quase oito mil pessoas infectadas. Fortaleza, epicentro da contaminação pelo vírus no estado, registra 5.970 casos confirmados de infecção e 381 mortes em decorrência da Covid-19.
Os números fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas

