Brasil
Ciclone com ventos de 100 km/h deve causar danos no Sul do país
O litoral do Rio Grande do Sul deverá ser atingido, por volta do meio-dia desta terça-feira (17), pelo ciclone Yakecan — expressão que significa “o som do céu” em tupi-guarani. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os ventos deverão superar os 100 km/h e existe a chance de destruição em edificações, corte de energia elétrica e queda de árvores.
Ainda conforme o instituto, há risco de transtornos no transporte rodoviário e impacto nas lavouras da região. A região mais afetada deverá ser o leste gaúcho, especialmente a Lagoa dos Patos — em algumas cidades, as rajadas poderão passar dos 120 km/h, o que caracteriza um furacão.
A classificação dos fenômenos naturais leva em conta, entre outros fatores, a velocidade do vento. Quando as rajadas ficam entre 30 km/h e 60 km/h, há uma depressão tropical. Entre 60 km/h e 120 km/h, trata-se de uma tempestade tropical. Por fim, se a ventania supera 120 km/h, existe um furacão.
De acordo com o Metsul Meteorologia, o ciclone que vai atingir o Sul do Brasil deverá provocar chuva torrencial em algumas cidades gaúchas. A tempestade poderá se deslocar rapidamente pela costa do Rio Grande do Sul. Por isso, a chuva não será tão concentrada. Porém, a previsão é de precipitação entre 50 mm e 100 mm.
Velocidade do vento
No interior do Rio Grande do Sul, os ventos deverão ficar entre 50 km/h e 60 km/h. Já o sul e o leste do estado vão enfrentar rajadas próximas ou acima de 100 km/h entre esta terça e quarta-feira. Na costa e na Lagoa dos Patos, a velocidade poderá chegar a 140 km/h em pontos isolados.
As cidades mais afetadas deverão ser a região de Mostardas a Palmares do Sul e Cidreira — essas cidades ficam entre a Lagoa dos Patos e o oceano Atlântico. Em Porto Alegre, as rajadas deverão ficar entre 80 km/h e 90 km/h.
Fonte: R7
PODCAST MAIS SAÚDE – Edição de 19 de março, com Paulinho Neto
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas

