Brasil
Chuva forte coloca três estados do Sul em alerta vermelho

O norte do Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná estão em alerta vermelho por causa da forte chuva que deve atingir essas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o volume de chuva pode superar 100 mm em 24 horas e chegar a 200 mm até a noite deste sábado (04).
O alerta vermelho indica grande perigo de danos materiais e humanos, como desabamentos, alagamentos, cortes de energia, estragos em plantações e transtornos no transporte. Além da chuva, há risco de queda de granizo e ventos de até 100 km/h, principalmente no litoral sul do Rio Grande do Sul.
A causa da instabilidade é a formação de uma frente fria, que se intensificou com a diferença de pressão atmosférica entre o oceano e o continente. A frente fria deve avançar rapidamente, mas ainda provocar pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em algumas áreas.
A meteorologista do Inmet, Dayse Moraes, explicou a situação. “Essa frente fria vai causar bastante chuva, com volume ainda acima de 100 mm pontualmente, podendo ocorrer entre norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa frente fria avançará rapidamente, mas, ainda, poderá provocar bastante chuvas, com pancadas de chuva, podendo vir acompanhada de raios e rajadas de vento. E não se descarta que, pontualmente, também ocorra a queda de granizo.”
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025
-
Iguatu4 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias5 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias5 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo6 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias6 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Ceará6 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico