Policial
Chacina de Messejana completa um ano com 44 policiais indiciados no CE
A “Chacina de Messejana”, onde 11 pessoas foram assassinadas em quatro bairros da Grande Messejana, completa um ano nesta sexta-feira (11). Considerada a maior da história do Ceará, a chacina teria sido uma vingança morte do soldado da Polícia Militar Valetmberg Chaves Serpa, assassinado horas antes ao proteger a mulher em uma tentativa de assalto.
Tudo ocorreu em menos de quatro horas. Quase todas as vítimas tinham menos de 20 anos e apenas duas com passagem pela polícia: uma por acidente de trânsito e a outra por falta de pagamento de pensão alimentícia. “Disseram que era a polícia e eu deixei o meu filho sair. Deitaram ele no chão e, em poucos minutos, ouvi os tiros”, relata Edileudo Mendes, pai de uma das vítimas de apenas 17 anos.
Investigações
Durante as investigações, o Ministério Público do Ceará (MPCE) reuniu vídeos, fotos e áudios que, segundo os promotores, comprovam a participação de policiais militares na ação. Concluído o inquérito, a Justiça aceitou a denúncia contra os suspeitos e indiciou 44 policiais militares, que estão presos, em Fortaleza, há pouco mais de dois meses.
“Eu sou promotor de Justiça há 22 anos. Felizmente ou infelizmente, nunca me deparei com um caso dessa natureza, um processo com essa complexidade envolvendo agentes do Estado, agentes da lei que são pagos para nos proteger”, relata o promotor Marcus Renan Palácio.
Além das provas coletadas durante as investigações, cerca de 240 pessoas foram ouvidas entre policiais, parentes de vitimas, sobreviventes e outras testemunhas. Duas audiências do processo já foram realizadas e outras duas estão marcadas para os dias 18 e 25 de novembro.
Após um ano da tragédia, a comunidade tenta levar uma vida normal, o que não tem sido fácil para os parentes das vítimas. “Os nossos filhos não podem sair à rua, eles ficam presos em casa porque se saírem a gente fica com medo de acontecer alguma coisa”, diz a manicure Maiara Cavalcante.
Movimento
De um ano para cá, os jovens da Grande Messejana se uniram para pedir Justiça e Paz. Um dos grupos criou o movimento “Voz e Vez das Comunidades”. Um dos resultados do movimento é um documentário produzido pelo movimento. O vídeo mostra a história de parentes das vítimas e as manifestações realizadas em protesto pelos assassinatos. “Nos construímos esse documentário para lutar pela descriminalização das vítimas”, ressalta Cris Fernandes.
Com medo, a mãe de uma das vítimas prefere não se identificar. O filho dela tinha 17 anos e o sonho de ser jogador de futebol. Morava longe do local da chacina mas, naquela noite, levou a namorada para casa. No caminho, foi obrigado a descer do ônibus, colocado de joelhos e executado a sangue frio. “Durante 24 horas um filme passa pela minha cabeça, é muito difícil. As pessoas que fizeram isso têm de pagar e, se são inocentes, que provem”, diz.
Homenagem
Duas ruas do Bairro São Cristóvão, em Fortaleza, receberam os nomes de dois jovens assassinados na chacina da Grande Messejana, ocorrida na madrugada do dia 12 de novembro do ano passado. Jardel Lima dos Santos e Álef Souza Cavalcante, ambos de 17 anos, foram homenageados com os nomes das ruas que costumavam frequentar. Os jovens estão entre as 11 vítimas do crime.
Álef Souza era estudante e fazia aulas de skate no Cuca Jangurussu. Jardel Lima era estudante do 1º ano do Ensino Médio e praticava futsal no mesmo equipamento da prefeitura. Eles foram assassinados na calçada da casa de parentes enquanto conversavam.
Além dos dois jovens, foram mortas sumariamente outras nove pessoas, identificadas como Antônio Alisson, 17, Marcelo Mendes, 17, Patrício, 16, Jandson Sousa, 19, Francisco Elenildo, 41, Valmir Ferreira, 37, Pedro do Nascimento,18, Marcelo Pereira, 17, e Renayson da Silva, 17.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova


