Conecte-se conosco

Iguatu

Cemear amplia serviços e oferece atendimento com infectologista

Publicado

on

O Centro Microrregional Especializado de Atenção à Saúde Reprodutiva e Sexual (Cemear) da Secretaria de Saúde do Município de Iguatu ampliou a oferta de serviços, contratou médico infectologista e o Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais, hoje, é referência e modelo para o Ceará.

O Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)AIDS/hepatites agora oferta consulta especializada com infectologista, exames específicos e fornece medicamentos. Anteriormente, os pacientes precisavam se deslocar até Fortaleza para realizar consultas e exames especializados, mas a partir de 2017 essa realidade mudou.

As ações avançaram no Cemear, que dispõe de médicos infectologista, ginecologista, obstetra, mastologista e urologista. A unidade atende gestantes de alto risco, sexualidade reprodutiva feminina e masculina, mulheres com lesão uterina e disfunção mamária e homens com problemas de próstata e do sistema urinário. Foi implantado também o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Há 11 anos que funciona em Iguatu o Cemear com oferta de consultas médicas especializadas, exames e cirurgia nas áreas de urologia, pré-natal de alto risco, ginecologia e mastologia. Entretanto, somente a partir de 2017 que um médico infectologista foi contratado, ampliando a oferta do atendimento e evitando o deslocamento de pacientes para outros centros de assistência como Fortaleza e Juazeiro do Norte.

“Foram nove anos de funcionamento sem um médico infectologista e durante todo esse tempo os pacientes tiveram que se deslocar para Fortaleza em busca de exames e tratamento especializado”, observou o secretário de Saúde, Marcelo Sobreira. “Ampliamos os serviços, melhoramos a assistência e agora temos um programa que é modelo para o Ceará”.

Antes da contratação do médico infectologista, pacientes eram encaminhados para o Hospital São José, em Fortaleza para realização de exames especializados e consultas. “Os pacientes sofriam com o cansaço da viagem, às vezes tinham que retornar quando por algum motivo o médico não podia atender, além do desgaste emocional e do preconceito que sofriam”, frisou a enfermeira Alexandra Araújo Costa, coordenadora do Cemear.

A unidade de atendimento especializado oferece serviços de médico infectologista, enfermagem, assistente social e farmacêutico. Os pacientes dispõem de acompanhamento médico, realização de teste rápido para hepatites B e C, HIV, sífilis, orientações e distribuição de gel lubrificantes, medicamentos, além da realização de palestras educativas.
“A partir da contratação do médico infectologista, os pacientes não precisam ir mais a Fortaleza, para o Hospital São José”, frisou Alexandra Costa. “Isso significa qualidade de vida, atendimento na própria cidade, mais comodidade e discrição”.

O médico infectologista do Cemear, Ramiro Moreira Tavares, observa que 80% do atendimento na unidade referem-se aos casos de retrovírus HIV. Atualmente há cerca de 245 pacientes em atendimento regular.

No Ceará, existem 23 centros especializados, sendo 11 na Região Metropolitana de Fortaleza e 12 no Interior. Iguatu é um deles. Outros estão instalados em Crateús, Limoeiro do Norte, Crato, Juazeiro do Norte, Tauá, Brejo Santo, Sobral, Quixadá, Russas, Aracati e Cascavel.

A taxa nacional de detecção de AIDS em 2017 foi de 18,5 para cada 100 mil habitantes. Em Iguatu, no mesmo período, chegou a 38,8/100 mil/hab. Os dados locais mostram que o número de infectados é igual entre homens e mulheres, mas prevalece em 52% na faixa etária entre 20 e 35 anos.

O médico infectologista observa que houve crescimento nos índices de detecção referentes à terceira idade. “A maioria dos casos persiste entre homens, jovens, homossexuais, de comportamento de risco, e muitas vezes associados ao uso de drogas”, pontuou Ramiro Tavares. “Muitos jovens não têm medo da Aids, talvez por não ser mais uma sentença de morte devido ao tratamento e, por isso, houve um afrouxamento dos cuidados preventivos”.

O Programa Municipal de IST/Aids e hepatites virais ainda faz a distribuição de medicamentos para outros municípios da região Centro-Sul do Ceará, funcionando como polo regional.

A realização de testes rápidos para HIV e sífilis conquistou o Selo de Qualidade concedido pelo Ministério da Saúde por meio de avaliação externa. A unidade e a enfermeira coordenadora, Alexandra Costa, obtiveram conceitos de aprovação e de excelência.

O Cemear funciona de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã e tarde, na Rua Coronel Mendonça, próximo à Câmara de Vereadores. Os pacientes são encaminhados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), instituições privadas e há também a demanda espontânea.

Fonte: Prefeitura Municipal de Iguatu

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará11 horas atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará11 horas atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias11 horas atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades14 horas atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando14 horas atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias18 horas atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia19 horas atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará19 horas atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias19 horas atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos21 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu3 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias4 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia4 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias4 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará4 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias5 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes5 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias5 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias5 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu6 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias6 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias6 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias6 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu7 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos1 semana atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.