Brasil
Celular em sala desafia dia a dia de professores, aponta pesquisadores
“Alguém tem alguma dúvida?”, “Gostaria de acrescentar algo?”, “Querem que eu explique novamente?”. O silêncio que toma conta da sala de aula durante essas perguntas pode ser desanimador para o professor. Ao se virar para os alunos, tentando entender o silêncio, o professor vê que eles já largaram os cadernos e estão com os celulares nas mãos, imersos em outro mundo.
Neste Dia dos Professores (15), muitos profissionais provavelmente desejariam uma solução para essa questão, buscando uma rotina e interação mais saudáveis com os alunos. Pesquisadores em educação apontam que o uso de celulares em sala de aula é um dos maiores desafios para melhorar a qualidade das aulas. Eles alertam que é fundamental criar condições adequadas e oferecer capacitação aos professores.
Para o professor Gilberto Lacerda dos Santos, do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), a profissão docente atua entre dois ritmos: resguardar os conhecimentos acumulados e, ao mesmo tempo, integrar as novas tecnologias de forma atraente.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

