Regional
Cedro promove Dia ‘D’ da campanha de vacinação antirrábica
“Não deixe a raiva acabar com uma grande amizade”. Este é o tema do dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Em Cedro, as ações acontecerão neste sábado (24), a partir 7 horas, nas sedes dos Distritos de Várzea da Conceição, Santo Antônio e na comunidade de Vaca Morta. Promovido pela Prefeitura de Cedro, a ação é realizada pela equipe de agentes de endemias da Secretaria de Saúde.
O objetivo é impedir a circulação do vírus, eliminar a raiva humana e controlar a raiva animal. O prefeito, Dr. Nilson Diniz, reforça a importância da vacinação. “Estamos ampliando as equipes para que possamos fechar a campanha com sucesso”. De acordo com a parcial, até esta segunda-feira (19/11), já foram vacinados 3.884 cães e gatos. A meta este ano é atender cerca de 7 mil animais.
A coordenadora de Epidemiologia em Cedro, Marília Cortez, enfatiza as ações que devem ser tomadas. “Em caso de agressão por qualquer animal, deve-se lavar a ferida com água e sabão e procurar um serviço de saúde para obter orientações sobre indicação de vacina ou soro. Se o animal agressor morrer, deve-se informar ao setor de endemias do município”.
Os principais sinais da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade. Agressividade extrema, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula, que resulta em salivação e dificuldade em engolir são sintomas avançados.
O secretário de Saúde, Russel Sirius, lembra que a vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenção contra a doença. “Nossos profissionais farão este trabalho de forma preventiva, em Cedro, não tivemos casos confirmados da doença este ano, mas a prevenção é o caminho certo”, reforça.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

