Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Ceará: três açudes seguem sangrando em novembro

Publicado

on

Três açudes seguem sangrando no Ceará neste mês de novembro e pelo menos oito estão com aporte acima de 90%. Dados foram extraídos do Portal Hidrológico, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh), atualizado às 18h57min desta sexta-feira, 18.

Sangram na Unidade Federativa os açudes Caldeirão (Saboeiro), Germinal (Palmácia) e Tijuquinha (Baturité). O primeiro localizado na bacia do Alto Jaguaribe e os dois últimos na Metropolitana.

Em entrevista ao repórter Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, nesta sexta-feira, o gerente da Cogerh, Alberto Medeiros, comenta sobre o sangramento das barragens. Além disso, ele também fala a respeito dos açudes situados no Cariri cearense que estão na eminência de sangrarem.

“Essas chuvas do litoral do Pernambuco, da Paraíba que chegaram ate o sertão do Estado e da nossa região, e com isso causou essas chuvas esporádicas na região, bem mais intensas do que a gente tá acostumado”, explica representante.

Neste ano o Ceará tem registrado fortes precipitações. Apesar de ser um período distante da quadra chuvosa, demarcada entre fevereiro e maio, o Estado registrou os meses de julho e de agosto mais chuvosos em 18 e 22 anos, respectivamente, conforme noticiado pelo O POVO há dois meses.

Entre os reservatórios que estão com a capacidade máxima atingida, o Germinal foi o primeiro a sangrar neste ano na Unidade Federativa. O Estado ainda tem oito açudes com capacidade acima de 90% e 64 com volume inferior a 30%.

Fora os açudes que estão sangrando, registram volume acima de 90% os reservatórios: Muquém (Cariús), Aracoiaba (Aracoiaba), Pacajus (Chorozinho), Pesqueiro (Capistrano) e Rosário (Lavras da Mangabeira).

Fonte: OPovo

 

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias14 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias15 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo15 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo18 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes18 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu19 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando19 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias20 horas atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo5 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo5 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.