Ceará

Ceará teve 4.978 denúncias de violência contra idosos em 2022

Published

on

No decorrer de 2022, o estado do Ceará recebeu um total de 4.978 denúncias de violência contra idosos. Essas denúncias englobam diferentes formas de violência, como abuso físico, sexual e psicológico. Em meio a esse preocupante cenário, a campanha “Junho Violeta” está sendo realizada para alertar sobre a importância de combater esses tipos de violência e incentivar as pessoas a denunciarem.

A secretária dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), Socorro França, enfatizou o desejo do governo de expandir essas ações para espaços públicos, como terminais de ônibus e shoppings, com o intuito de conscientizar ainda mais a população sobre a gravidade desse problema.

A questão da violência contra idosos tem sido objeto de discussões em diversos níveis. Em Fortaleza, por exemplo, as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) registram, mensalmente, entre oito e dez atendimentos a idosos vítimas de violência.

Neste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou a retomada e a atualização do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Essa iniciativa visa combater e prevenir a violência direcionada aos idosos em todo o país, fortalecendo a proteção desses indivíduos vulneráveis.

É fundamental que a sociedade como um todo se una para combater a violência contra os idosos, garantindo-lhes respeito, dignidade e um ambiente seguro em que possam desfrutar de sua idade avançada com qualidade de vida.

EM ALTA

Sair da versão mobile