Ceará
Ceará tem sete açudes com capacidade máxima
Segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgado nesta quinta-feira (20), o Ceará tem sete açudes com capacidade máxima, que estão sangrando, e outros 12 com armazenamento superior a 90%. Entre eles, destacam-se o Arrebita e o Forquilha, ambos localizados em Forquilha, além do Jenipapo, em Meruoca. O açude Santo Antônio de Aracatiaçu, em Sobral, também se encontra nessa situação, com 99,15% de sua capacidade.
Por outro lado, o relatório mostra que alguns reservatórios estão operando com volumes reduzidos, o que evidencia a distribuição desigual das chuvas e a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos hídricos. Ao todo, 33 açudes estão operando com menos de 30% de sua capacidade. A situação desses açudes exige monitoramento constante e medidas de gestão.
Entre os reservatórios que apresentam volumes preocupantes está o Castanhão, o maior do estado, localizado em Alto Santo. Com uma capacidade total de 6.700 hm³, o Castanhão encontra-se atualmente com apenas 27,44% de sua capacidade, um leve aumento em relação aos 27,47% registrados no início da quadra chuvosa. Essas informações ressaltam a importância de uma gestão hídrica eficaz para garantir a sustentabilidade dos recursos.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

