Noticias
Ceará tem menor emissão de gases poluentes desde 2002; Veja cidades que mais poluem
Estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), ao qual esta Coluna teve acesso em primeira mão, traz informações inéditas e detalhadas sobre a emissão de gases poluentes no Ceará.
Aponta o levantamento que o Ceará vem reduzindo gradativamente, nos últimos anos, a participação nas emissões brutas de poluentes em relação ao Brasil. Em 2020, o percentual do Estado ante as emissões nacionais caiu para 1,06%, o menor patamar desde 2004.
Com isso, o Ceará está entre os 10 estados do Brasil que menos lançam esses gases no ambiente, ocupando a 19ª colocação no ranking brasileiro.
No ano passado, o Estado reduziu as emissões de CO2 em 13% e chegou ao nível mais baixo desde 2002.
Rafaela Martins, gerente de estatística, geografia e informações do Ipece, avalia que seria necessário um estudo mais aprofundado para identificar, de forma precisa, os principais fatores que levaram à redução. O crescente investimento em fontes de geração de energia renovável seria um dos pontos.
“O estudo é muito oportuno, diante de todas as discussões mundiais acerca dos efeitos da ação humana no clima”, diz.
O setor da econômica cearense que mais gera gases poluentes é o de energia (responsável por 36%), puxado pelas emissões pelo segmento de transportes.
Em seguida, está a agropecuária (32%), influenciada principalmente pela atividade de pecuária bovina (gado de corte e gado de leite).
São Gonçalo do Amarante é a cidade do Ceará que espalha a maior quantidade de gases de efeito estufa, informa a pesquisa. O município, onde estão situadas as usinas térmicas que queimam combustíveis fósseis, tem uma participação de 20% em todas as emissões.
O segundo lugar fica com Fortaleza, com 17% das emissões, e em terceiro, Maracanaú, com 1,8%.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

