Ceará
Ceará tem média diária de 4,2 crimes de estupro em 2016
O Ceará teve uma média de 4,2 estupros por dia em 2016, mais do que no ano anterior, quando a média foi de 3,9 crimes por dia. Conforme estudo do Fórum Nacional de Segurança divulgado nesta semana, foram 1.538 estupros denunciados no Ceará em 2016; em 2015 foram 1.454.
Fortaleza é a cidade com maior número de casos, segundo o estudo. Foram 458 estupros apenas na capital cearense, uma média de 1,2 casos por dia. Apesar do número alto, Fortaleza uma das poucas cidades onde a ocorrência desse tipo de crime reduziu em relação a 2015, quando foram registrados 483 estupros.
O Fórum Nacional de Segurança registra também os crimes de tentativa de estupro, foram 234 em 2015 e 265 em 2016.
Violência no Ceará
– Mil professores ameaçados em sala de aula
– Polícia do Ceará é a segunda que mais morre
– Ceará teve média de dez assassinatos por dia
– Ceará tem a 2ª maior queda no nº de mortes
Medo de denunciar
O número de estupros cresceu 3,5% no país e chegou a 49.497 ocorrências em 2016. A taxa por 100 mil habitantes é de 24. Especialistas afirmam que os números podem ser bem maiores, já que muitas mulheres evitam fazer denúncias por temor ou constrangimento.
De acordo com Daniel Cerqueira, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a estimativa de órgãos de saúde é de que cerca de 500 mil mulheres são estupradas no país por ano.
“São casos que não chegam à delegacia. Quando vemos a barbárie desses números é porque boa parte do que acontece ninguém vê. Violência doméstica e estupro são tabu no Brasil.
“É uma grande tragédia porque a sociedade é vitimada. A linguagem da violência se dissemina da casa para rua. Pensar em políticas que se fala no gênero nas escolas é fundamental. Ainda estamos na ideia de que só colocar polícia na rua resolve as coisas”, completa.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

