Ceará

Ceará tem baixa procura pela vacina contra a Covid entre jovens e crianças

Published

on

A vacinação contra a Covid tem reduzido a incidência da doença no Brasil, mas também tem causado um efeito indesejado: a diminuição da procura pela vacina, especialmente entre os mais jovens.

No Ceará, a situação é preocupante. Apenas 5% dos bebês e crianças receberam as três doses necessárias, de acordo com o Vacinômetro do MS. Entre os adultos, a situação é um pouco melhor, mas ainda insuficiente. Apenas 25% dos cearenses tomaram a vacina bivalente, que protege contra dois tipos de vírus.

Os riscos de não se vacinar são graves. Além de ficar vulnerável a formas graves da Covid, quem não se vacina pode desenvolver sintomas prolongados da doença, conhecidos como Covid Longa. Além disso, a baixa cobertura vacinal favorece o surgimento de novas variantes do vírus, que podem ser mais contagiosas e resistentes.

Sendo assim, é fundamental que as pessoas procurem se vacinar o quanto antes, seguindo o calendário de cada município. A vacina é segura, eficaz e gratuita. É a melhor forma de se proteger da Covid.

EM ALTA

Sair da versão mobile