Noticias
Ceará tem 8 cidades em disputas territoriais que se estendem de 5 a 50 anos

O mapa do Ceará pode ganhar um desenho diferente nos próximos anos com a tramitação de projetos de lei e também debates para atualizar limites de municípios. Uma recente atualização, que já alterou trechos das áreas de duas cidades do Estado, Alto Santo e Tabuleiro do Norte, também pode se repetir em outros locais e resolver definições que chegam a se estender por cerca de 50 anos. Até a Capital está inclusa em um desses processos.
Atualmente, o Ceará tem 8 municípios envolvidos em processo de alteração de território e um contexto de indefinições geográficas históricas e sentimento de pertencimento de populações. Para que as mudanças sejam feitas, é preciso que a Assembleia Legislativa do Ceará aprove um projeto de lei em tramitação desde 2021.
ESTÃO NA LISTA DAS CIDADES ENVOLVIDAS NESSAS DISPUTAS AS CIDADES:
- Fortaleza (ainda sem projeto de lei)
- Eusébio (ainda sem projeto de lei)
- Russas
- Morada Nova
- Limoeiro
- Quixeré
- Palmácia
- Pacoti
As definições territoriais passam por diálogo entre os representantes e são acompanhadas pelo Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais (Celditec) da Assembleia. O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) também integra o grupo para análise das mudanças propostas.
Na maioria dos casos, há consenso para a revisão dos mapas municipais, e cada um dos processos se refere a trechos e cada um se estende por esperas que vão de 5 a 50 anos. Mas qual o impacto dessas mudanças, por que algumas se estendem por tanto e o que falta para que sejam efetivadas?
Fonte: Diário do Nordeste
PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?