Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Ceará

Ceará registra chuvas em mais de 130 municípios pelo terceiro dia consecutivo

Publicado

on

O Ceará registrou, nas últimas 24 horas, o terceiro dia consecutivo de chuvas em mais de 130 municípios. Os dados fazem parte do monitoramento diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e foram divulgados na manhã desta quinta-feira (29), considerando os registros entre 7h de quarta-feira e 7h desta quinta.

Nos dias anteriores, o volume de municípios com chuvas foi ainda maior. Entre segunda e terça-feira, 150 cidades apresentaram registros, número que subiu para 160 entre terça e quarta. O balanço definitivo desta quinta-feira ainda será consolidado, já que as informações continuam sendo enviadas à Funceme ao longo da manhã.

Com dados atualizados até 8h30, o maior acumulado de chuva no período foi observado em Crateús, com 98 milímetros. Também se destacaram Novo Oriente (72,5 mm), Deputado Irapuan Pinheiro (70 mm), Caucaia (65,4 mm), Jaguaribe (62 mm) e Canindé (56,3 mm), entre outros municípios com volumes significativos.

Na véspera, de terça para quarta-feira, o Ceará registrou a quinta maior chuva de sua série histórica, iniciada em 1972. O recorde ocorreu em Itapipoca, no Litoral do Pecém, onde foram registrados 264,8 milímetros no posto Fazenda Pau D’Arco, o maior volume já medido no município. Outros pontos da cidade também apresentaram altos acumulados.

Segundo a Funceme, as chuvas estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico comum no período de pré-estação chuvosa, que abrange os meses de dezembro e janeiro. Esse fenômeno favorece a formação de áreas de instabilidade, provocando chuvas intensas e concentradas em diferentes regiões do Estado.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App