Ceará
Ceará realizará novos concursos e implementará reconhecimento facial e rastreamento de motos como estratégia do Ceará contra o crime

Para fortalecer a Segurança Pública no Ceará, o governador Elmano de Freitas lançou, nesta segunda-feira (26), o programa Ceará contra o Crime. As medidas foram detalhadas após a terceira reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Participaram da reunião autoridades das instituições que compõem o Coesi, incluindo a cúpula da Segurança Pública do Estado, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, e as polícias Federal e Rodoviária Federal.
A população cearense também será beneficiada com o Moto Segura, um sistema que permitirá o rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas através de comunicação instantânea com a Polícia. Esta iniciativa é inspirada no programa Meu Celular, que recuperou mais de 2.700 celulares roubados ou furtados no Ceará em cinco meses.
O Ceará contra o Crime também prevê a inclusão de 6.730 novos agentes nas Forças de Segurança do Estado, com a realização de concursos para 2.600 novos profissionais. Serão mil vagas para a Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil, 500 para o Corpo de Bombeiros Militar e 600 para a Polícia Penal. Os editais devem ser publicados ainda este ano, exceto o da Polícia Penal, que já está em fase avançada.