Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Ceará pode viver o 5º ano de estiagem e superar seca de 1979 a 1983

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme), divulgou na manhã desta quarta-feira, 1°, que as chuvas entre fevereiro e maio de 2015 no Ceará ficaram abaixo da média histórica do período, contribuindo para o agravamento do atual ciclo de estiagem no Estado, iniciado em 2012. O déficit de precipitações ficou em 30,1%, ou seja, choveu 424,7mm enquanto a média para o quadrimestre é de 607,4mm.

Publicado

on

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme), divulgou na manhã desta quarta-feira, 1°, que as chuvas entre fevereiro e maio de 2015 no Ceará ficaram abaixo da média histórica do período, contribuindo para o agravamento do atual ciclo de estiagem no Estado, iniciado em 2012. O déficit de precipitações ficou em 30,1%, ou seja, choveu 424,7mm enquanto a média para o quadrimestre é de 607,4mm.

 

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, a Funceme emitiu prognósticos apontando maior probabilidade de chuvas abaixo da média para os trimestres Fevereiro/Março/Abril e Março/Abril/Maio, e, após observados os dados pluviométricos, foi confirmada a categoria mais provável em ambos os prognósticos. “Cerca de 80% do que chove durante o ano fica concentrado no quadrimestre fevereiro a maio. Esse desvio negativo no índice de chuva em 2015 nos preocupa principalmente quanto ao aporte de água, pois os reservatórios estão mostrando queda nos níveis pelo quarto ano seguido e, agora, passado o primeiro semestre, é muito difícil termos chuvas com intensidade suficiente para recarga nos açudes”, afirma Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Ele também demonstra preocupação com as chuvas de 2016 no Ceará, pois dados preliminares mostram forte tendência de atuação do El Niño (aquecimento anômalo no Oceano Pacífico Equatorial) no início do próximo ano. “Ainda é cedo para uma previsão oficial, até porque temos que analisar as temperaturas do Atlântico também, mas temos que nos preparar para o pior cenário”, afirma.

Ao fim deste ano, segundo o presidente da Funceme, caso não haja boas chuvas em novembro e dezembro (período da pré-estação chuvosa do ano seguinte) o Ceará corre o risco de ter o mais forte ciclo quadrienal de estiagem desde 1910, ano em que a série de dados foi iniciada. “Há chance de 2012 a 2015 ser pior que nos anos de 1951 a 1954, época de uma seca severa no Ceará”. Além disso, se 2016 também for seco, adverte Martins, o Ceará pode viver o período de cinco anos de estiagem, superando os difíceis anos de 1979 a 1983.

A quadra chuvosa de 2015

Nesta quadra chuvosa, segundo os números da Funceme, Maio foi o mês mais crítico, com -56,6% de desvio, seguido de abril (-40,4%) e fevereiro (-23,9%). Em março, a precipitação se aproximou da normal climatológica, porém o desvio percentual permaneceu negativo (-13,1%). Contudo, cabe observar que, segundo a climatologia, março e abril são os meses mais chuvosos, com médias históricas de 206,2 e 184,3 mm, respectivamente, enquanto em maio a média mensal para o estado é de apenas 89,9 mm e em fevereiro ela alcança 127,1mm.

A região Jaguaribana foi a macrorregião mais afetada, com desvio percentual de -42,0%, seguida, proximamente, do Sertão Central e Inhamuns (-37,5%) e região da Ibiapaba (-32,7%). As macrorregiões do Cariri e do Maciço de Baturité apresentaram desvios percentuais semelhantes, de -28,6% e -28,2%, respectivamente. O Litoral Norte e o Litoral de Pecém se aproximaram de sua média histórica, porém, abaixo dela, ficando com desvios percentuais de -14,8% e -11,9%, respectivamente. O menor desvio envolveu a macrorregião do Litoral de Fortaleza (-9,2%), também próximo da média, mas, ainda abaixo dela. A precipitação observada, durante a quadra chuvosa de 2015 em todas as macrorregiões do Estado do Ceará ficaram, portanto, abaixo de suas médias históricas.

O município de Jaguaretama, na macrorregião Jaguaribana, foi o que apresentou o menor total acumulado de precipitação entre fevereiro a maio, com apenas 180,2 mm, o que equivale a -69,4% em relação à normal climatológica do município para o período. Por outro lado, o município que apresentou o maior total acumulado de precipitação nesse mesmo período foi Ibiapina, na Serra da Ibiapaba, com 1.245,2 mm e desvio percentual de -1,1%.

Anos anteriores

Com um desvio percentual de -30,1%, durante os meses de fevereiro a maio, o Ceará, em 2015, mostrou um quadro pior do que o ano de 2014, que apresentou um desvio de -24,2%. Nos últimos 10 anos, os períodos de fevereiro a maio menos favorecidos corresponderam a 2010 (-50,2%), 2012 (-50,2%), 2013 (-40,0%), 2014 (-24,2%) e 2015 (-30,1%). O ano de 2015, com precipitação média observada de 424,6 mm e desvio percentual de -30,1%, não se situou entre os dez anos mais secos registrados no Ceará desde 1951.

 

Fonte: Ceará Agora

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu7 horas atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias16 horas atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias16 horas atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias17 horas atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu1 dia atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias1 dia atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias2 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias2 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias2 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento3 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias3 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias3 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias3 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo4 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo4 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes4 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu4 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias4 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu5 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.