Ceará
Ceará lidera ranking de transplantes de córnea no Brasil
O Ceará lidera o ranking proporcional de transplantes de córnea entre os estados brasileiros no primeiro semestre deste ano, com 144 transplantes por milhão de habitantes registrados de janeiro a junho. Esse dado faz parte do relatório do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
Além disso, o Ceará se destaca nos transplantes de fígado e coração. No caso dos transplantes de fígado, o estado ocupa a segunda posição no ranking proporcional por milhão de habitantes no Brasil. Nos transplantes de coração, o Ceará está em terceiro lugar nacionalmente e é o líder do Nordeste em ambos os tipos de transplante.
No ranking nacional de doadores efetivos de órgãos, o Ceará está em quinto lugar, com uma taxa de 25 doadores por milhão de habitantes. Um doador efetivo é aquele que, após ser considerado apto pela equipe médica, tem seus órgãos removidos para transplante.
“O diferencial foi a implantação de uma equipe na Perícia Forense, permitindo a doação de córneas em óbitos ocorridos fora dos hospitais, e o Serviço de Verificação de Óbito, que se tornou parceiro nas doações e captações de córneas a partir deste ano”, explica Eliana. “A maioria dos transplantes ocorre com órgãos de doadores falecidos. O desejo de ser doador deve ser comunicado à família, e os familiares devem ser incentivados a fazer o mesmo, pois essa ação salva vidas, proporciona qualidade de vida e promove sentimentos de solidariedade, amor ao próximo e cidadania”, destaca.
Esse dado faz parte do relatório do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

