Ceará
Ceará é o estado com maior índice de cidades afetadas pela seca, diz IBGE
O Ceará é o estado do país que tem o maior percentual de cidades afetadas por algum nível de estiagem. Das 184 cidades, 176 são afetadas por algum nível de estiagem, conforme estudo divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As cidades que sofrem com a falta de chuva equivalem a 97,8% do território do estado.
Os outros estados que sofrem com estiagem na maior parte do território são, Roraima, com 14 dos 15 municípios (93,3%); na Região Nordeste, Piauí (93,8%), Paraíba (91,9%) e Rio Grande do Norte (91,0%).
Os dados são referentes a 2017, quando o Ceará sofria o sexto ano seguida de chuva abaixo do esperado. No período mais chuvoso do ano, que ocorre entre fevereiro e maio, o Ceará teve em 2018 um volume dentro da média histórica.
De janeiro a julho, o estado acumula 650 milímetros de chuva; a média anual de volume de precipitação no Ceará é de 800 milímetros.
O estudo do IBGE mostra também que o Ceará é o estado menos afetado por enxurradas, deslizamento de terras e outros desastres que ocorrem em consequência de fortes chuvas; apenas 1,3% das cidades sofreram esse tipo de incidente.
Fonte: G1/CE
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

