Ceará
Ceará desmatou equivalente a quase 2 mil campos de futebol de áreas protegidas em 2022
Em 2022, no estado do Ceará, mais de 2,1 mil hectares de unidades de conservação (UCs) foram desmatados, o que equivale a quase 2 mil campos de futebol padrão FIFA, cada um com uma área de 1,08 hectares.
O desmatamento nas áreas de conservação mais do que dobrou em apenas dois anos. Em 2020, foram registrados 889 hectares de desmatamento, um número que aumentou para 2.027 hectares em 2021. No ano corrente, somente no período entre janeiro e março, mais de 155 hectares de unidades de conservação já foram degradados.
Esses dados alarmantes foram obtidos por meio do MapBiomas Alerta, um sistema que valida e aprimora alertas de desmatamento com imagens de alta resolução de todo o território brasileiro, coletadas pelo Diário do Nordeste em 30 de agosto.
De acordo com essa plataforma, as regiões mais afetadas estão localizadas nas fronteiras do Ceará com Pernambuco, onde se encontra a Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe, e com o Piauí, na APA Serra da Ibiapaba. Essas áreas estão enfrentando um sério problema de desmatamento que requer atenção e ação imediata para preservar nosso valioso patrimônio natural.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

