Ceará
Ceará chega a 171 casos de febre oropouche
O número de casos confirmados de febre oropouche no Ceará aumentou para 171, conforme o boletim divulgado nesta sexta-feira (23) pela Secretaria da Saúde do Ceará. Os casos estão distribuídos em sete municípios da região do Maciço do Baturité. Na semana passada, havia 143 infecções, indicando um aumento de 28 novos casos. Apesar da disseminação crescente, não há registros de óbitos devido à febre oropouche no estado.
O primeiro caso da febre oropouche no Ceará foi confirmado pela Sesa em 21 de junho.
A febre oropouche é transmitida principalmente por mosquitos. Após picarem uma pessoa ou animal infectado, os mosquitos mantêm o vírus em seu sangue por alguns dias. Quando esses mosquitos picam outra pessoa saudável, podem transmitir o vírus.
O diagnóstico da febre oropouche envolve uma avaliação clínica, epidemiológica e laboratorial. Todos os casos de infecção devem ser notificados, pois a doença é de notificação obrigatória devido ao seu potencial epidêmico e capacidade de mutação, representando uma ameaça à saúde pública.
Como os sintomas são clinicamente semelhantes aos da dengue, a vigilância epidemiológica desempenha um papel crucial no controle dos casos. O diagnóstico aumenta a suspeita clínica para outras doenças e permite uma análise laboratorial que pode revelar outras arboviroses, como a febre ou a dengue.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

