Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

CEARÁ: 570 mil crianças do estado devem ser vacinas contra a pólio este ano

O Zé Gotinha vai entrar em ação novamente para proteger as crianças contra a paralisia infantil.

Publicado

on

O Zé Gotinha vai entrar em ação novamente para proteger as crianças contra a paralisia infantil.

 

A partir deste sábado, 15 de agosto, começa em todo o país a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. No Ceará, a meta é vacinar 95% das 570 mil crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Para isso, o Ministério da Saúde distribuiu 713 mil doses ao estado. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra que a única forma de prevenção à doença é a vacina, já que  não existe tratamento para a pólio.

“A poliomielite é uma doença que mata e que deixa as crianças com muitas sequelas, como a paralisia infantil. Nós, há 26 anos estamos livres da paralisia infantil, temos o certificado de erradicação, mas infelizmente nós temos problemas de caso em outros países na África e na Ásia e portanto, nós ainda não podemos parar de fazer a vacinação. E quando a gente vacina, a além da proteção contra a própria criança nós criamos uma proteção na comunidade.”

Durante a campanha contra a pólio, os profissionais de saúde também vão avaliar o cartão de vacinação, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso. Por isso, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, lembra que os pais ou responsáveis devem levar esse documento ao posto de saúde.

 “Deve se levar a caderneta de vacinação, porque é neste momento que os profissionais de saúde vão olhar na caderneta de vacinação da criança e vão identifica caso haja alguma vacina que esteja desatualizada, vai ser um momento de nós estarmos atualizando a caderneta de vacinação.”

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite deste ano segue até o dia 31 de agosto. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, em todo o país, 12 milhões de crianças que fazem parte do público alvo. 

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA