Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

CE terá o maior número de médicos

No País, apenas 6% das vagas requisitadas foram preenchidas; prazo de homologação foi prorrogado. 

Publicado

on

No País, apenas 6% das vagas requisitadas foram preenchidas; prazo de homologação foi prorrogado. 

O Ceará será o Estado a receber o maior número de médicos na primeira chamada do Programa Mais Médicos, divulgada, ontem, pelo Ministério da Saúde. Serão contratados 91 profissionais para trabalhar em 43 cidades. Desses, 21 ficarão em Fortaleza. A expectativa é de que eles comecem a trabalhar no início de setembro.

Em todo o Brasil, 938 médicos brasileiros foram selecionados – 6% dos 15.460 que foram requisitados pelos municípios que fazem parte do programa. Devido à baixa adesão, o Ministério prorrogou o prazo de homologação até amanhã.

Entre as cidades que mais vão receber profissionais no Ceará, estão Cascavel, que terá seis novos médicos e Juazeiro do Norte, que receberá cinco. Enquanto isso, quatro novos profissionais vão para a cidade de Jardim. Canindé e Mauriti, Maracanaú e Pacatuba vão receber três.

Os municípios da região Nordeste foram contemplados com o maior número de médicos, com um total de 372 profissionais direcionados a 203 cidades e um Distrito Sanitário Indígena (DSEI).

Em segundo lugar, vem o Sudeste, com 216 médicos para atender 77 municípios. Em seguida, vem o Norte, com 144 médicos em 49 municípios e 14 DSEIs. A região Sul vai receber 107 médicos em 53 municípios; e Centro-Oeste, 99 médicos em 22 municípios e um DSEI.

Depois do Ceará, os estados que receberão mais médicos serão Bahia, com 85 profissionais; Goiás, com 70 novos médicos; Minas Gerais, 64; Espírito Santos, com 58; Pernambuco; 55, o Rio de Janeiro contará com 49; Rio Grande do Sul, 47 profissionais e Amazonas e São Paulo terão 45.

A maioria deles, 51,8%, vão atuar nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes, em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada.

Estrutura

O titular da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Arruda Bastos, ressaltou que, no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), o Ceará também foi o Estado que mais recebeu médicos. “Os profissionais reconheceram que a atenção básica do Ceará é estruturada”, disse.

Como exemplo, o secretário, destacou a construção de policlínicas e também dos hospitais regionais. “O nosso Estado tem tradição na atenção básica. Tanto que temos uma das menores índices de mortalidade infantil do país e sempre atingimos as metas das vacinações”, frisou.

Além disso, o titular da Sesa ressaltou que o órgão vai realizar o acolhimento dos profissionais que vão trabalhar no Estado antes de eles irem para os municípios. Assim como também será feita uma reunião com os prefeitos de todas as 43 cidades.

Para o presidente do Conselho Regional dos Médicos do Estado do Ceará (Cremec), Ivan Moura Fé, o programa Mais Médicos passa por cima de leis já existentes. “O Conselho é a favor de mais profissionais no serviço público de saúde. Mas, a lei diz que é necessário um concurso público e isso não está acontecendo nesses casos”, afirmou.

Para ele, o caso dos estrangeiros que podem ser contratados para o programa é semelhante. A legislação determina a revalida do diploma, e o presidente do Cremec espera que isso seja feito pela iniciativa federal.

A adesão abaixo do esperado levou o Ministério da Saúde a manter até amanhã a possibilidade de indicação, por médicos brasileiros, de seis opções de cidades em que eles desejam atuar. Uma nova lista será publicada no próximo sábado. Somente no dia 15 deste mês tem início a próxima chamada de médicos e também municípios.

FIQUE POR DENTRO

Pacto de melhoria do atendimento

Lançado pela presidente da República, Dilma Rousseff, no último dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e também ampliar o número de médicos nas regiões carentes do País, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

Os médicos que fizerem parte desse programa receberão bolsa federal no valor de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos de trabalho no programa.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Mundo3 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu4 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando4 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias5 horas atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu2 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo4 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo4 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias4 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo4 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará4 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará7 dias atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias7 dias atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

Iguatu1 semana atrás

Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Videos1 semana atrás

Ciclo Sesc 2025 reúne ciclistas de todas as idades em Iguatu

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/05/2025 – Acordo descumprido! A realidade por trás do discurso.

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.