Conecte-se conosco

Ceará

CE tem 3,6 mil testes de Covid-19 represados; Sesa alega demora da Fiocruz em análise de exames

Publicado

on

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) publicou, na manhã desta quinta-feira (19), uma nota oficial comunicando que o Ceará, nos últimos 15 dias, tem tido problemas no processamento das amostras dos exames moleculares da Covid, os RT-PCR, devido a dificuldades por parte da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde (MS). A instituição, conforme a Sesa, processa uma parcela dos testes realizados no Estado. Ao todo, há pelo menos 3.664 exames represados na Fiocruz. O órgão, diz a Sesa, se comprometeu a liberar ainda hoje 1.740 exames e outros 1.924 até sábado (21).

A Sesa informa que a Central Analítica da Fiocruz processa parcela importante dos exames do Ceará e “vem passando por contratempos decorrentes da lentidão do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), equipamento também ligado ao MS”.

Esse equipamento informatiza e conecta os laboratórios que fazem análises de interesse à saúde pública. Na nota, a Secretaria explica que o Governo Federal justifica a lentidão como sendo um efeito dos ataques de hackers aos servidores do Ministério da Saúde no início do mês.

Na nota, a Sesa também ressalta que a Fiocruz é “um parceiro estratégico na condução dos trabalhos de gestão da pandemia no Estado e vem procurando criar um fluxo de pactuação dos encaminhamentos a serem realizados”.

Uma das ações de contingência é fazer com que as novas amostras de exames da Covid só sejam enviadas à Central Analítica da instituição a partir da próxima segunda-feira (23). Até lá, os exames serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

Após esses prazo, diz a nota, a Secretaria “espera retomar o fluxo anteriormente acordado, de envio dos exames de pacientes para o Lacen e Hemoce e de envio dos exames de testagem em massa para a Fiocruz”.

O Diário do Nordeste entrou em contato com a assessoria da Fiocruz Ceará e aguarda um posicionamento oficial da instituição.

Estarégias de diagnósticos

A Secretaria também reforça que os exames são fundamentais nas estratégias de diagnóstico e monitoramento da evolução da doença no Ceará e que os municípios e as unidades de saúde devem seguir essa orientação, que “leva em consideração as especificidades de cada equipamento e contribui para a celeridade para cada tipo de análise.”

No Ceará, conforme dados do IntegraSus, até a manhã desta quinta-feira (19), já foram realizados 1.099.720 mil exames. Destes, 387.207 foram RT-PCR. No Estado, 289 mil testes deram positivo.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu2 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu2 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias2 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará3 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo3 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia3 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu4 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias5 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias5 dias atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias5 dias atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias5 dias atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias1 semana atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias1 semana atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará1 semana atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.