Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

CE analisa caso suspeito de coronavírus; notificações devem crescer

Publicado

on

No dia em que o Brasil confirmou o primeiro caso de novo coronavírus (SARS-CoV-2) em São Paulo, o Ceará registrou duas novas suspeitas da doença. Uma delas já foi descartada. Ontem, duas pessoas que moram na Capital e voltaram da Itália recentemente procuraram hospitais por apresentarem sintomas gripais. O caso que segue em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) é o de um médico de 35 anos que buscou, no início da tarde de ontem, o Hospital São José. Até o fechamento desta edição, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) ainda aguardava os resultados dos exames deste paciente.

A projeção da Sesa é que há uma tendência de aumento de casos suspeitos no Ceará nos próximos períodos. E possivelmente, o Estado tenha novas notificações de ocorrências da doença. O provável aumento das análises, segundo avaliação do secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, está atrelado ao crescimento da transmissão de coronavírus em países da Europa, o que estima ele, de certo modo, gera efeitos no território brasileiro e consequentemente em Fortaleza, pois há um fluxo maior de trânsito da população entre o território europeu e o brasileiro, do que viagens de Fortaleza para países asiáticos, epicentro inicial do novo coronavírus.

O caso descartado em Fortaleza, segundo a Sesa, é de um profissional de saúde de 29 anos que, por apresentar os sintomas, buscou uma unidade particular na manhã de ontem. Por volta das 16h, os resultados dos exames já apontavam que o paciente estava com uma parainfluenza.

O exame do outro paciente, médico de 35 anos, deverá apontar se ele está com alguma doença já em circulação no Ceará, como por exemplo, algum tipo influenza. Caso seja descartada essa possibilidade, as amostras serão enviadas provavelmente para o Instituo Evandro Chagas, no Pará, para confirmar ou descartar a infecção por coronavírus. Após o envio da amostra (caso seja necessário), o resultado deve sair em 48 horas.

Ações

Ontem, após informar sobre os casos suspeitos, o secretário reafirmou que “está tudo sob controle no Ceará” e anunciou algumas medidas que estão sendo adotadas no Estado. “É preciso que a população entenda que vão surgir mais casos suspeitos”, reforça.

O secretário esclareceu ainda que são considerados casos suspeitos aqueles cujo paciente apresente febre, sintomas respiratórios e tenha vindo de alguma área com transmissão local da nova doença nos últimos 14 dias. Os pacientes em Fortaleza que vieram da Itália e procuraram ajuda médica apresentavam dor de garganta, coriza e tosse.

A orientação, segundo a Sesa, para pessoas que tenham vindo de países com transmissão da doença e apresentem algum desses sintomas é, se estiverem na Capital e na Região Metropolitana, se dirigirem ao Hospital São José. Caso tenham plano de saúde, todas as unidades particulares estão preparadas para o atendimento e, conforme a Sesa, foram orientadas a seguirem o protocolo. Ontem, o titular da Sesa se reuniu com diversos representantes das unidades privadas para reforçar a adoção do protocolo em casos suspeitos.

Para moradores das demais regiões do Estado, as unidades de referência são: Hospital Regional Norte (Sobral), Hospital Regional do Sertão Central (Quixeramobim) e Hospital Regional do Cariri (Juazeiro do Norte).

Em cada um dos quatro hospitais, a Sesa orientou a disponibilização de dois leitos de isolamento para pacientes em avaliação ou possível tratamento do coronavírus. Contudo, Dr. Cabeto explica que nem todos os casos suspeitos demandam internação do paciente. “Os casos suspeitos e, eventualmente, os confirmados farão isolamento domiciliar. Porque o vírus tem baixo potencial de evoluir de forma grave. Aqueles casos que, do ponto de vista médico, nós vermos que precisam de cuidados hospitalares, temos vagas de isolamentos nos hospitais para tratarmos esses pacientes”. Na situação que está em análise em Fortaleza, o médico foi ao Hospital São José, fez os exames e retornou para a própria residência.

A assessora técnica da Sesa, Magda Almeida, reforçou que o acompanhamento das situações suspeitas está sendo feito através da rede de vigilância do Estado. A partir do momento que um caso é considerado suspeito, garante ela, o serviço de saúde deve notificar existência dele.

Após isso, é feita a coleta de secreções nasofaringe ou orofaringe do paciente. “Se for um serviço público, é enviado (a amostra) diretamente ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará). Se é um serviço privado, ele faz uma coleta e uma avaliação do painel viral lá e também faz uma coleta de outra amostra para o Lacen. Essa é uma diferença importante. Na rede privada tem duas amostras”.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu7 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil7 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.