Ceará
Cauina: a bebida espumante de caju que valoriza a cultura cearense
O empresário Vicente Monteiro, 43, inovou ao criar a Cauina, uma bebida espumante feita com caju, o pseudofruto do cajueiro que é abundante no Ceará, o maior produtor do País. Ele quis dar um novo valor ao caju, que é muito usado na culinária cotidiana, mas que também pode ser apreciado em momentos especiais.
A Cauina nasceu da combinação da experiência de Vicente com a produção de cervejas e do conhecimento sobre o cauim, uma bebida indígena à base de caju. Ele se inspirou também na cajuína de Rodolfo Teófilo e no método Champenoise, usado para fazer espumantes finos.
A bebida tem um sabor refrescante e delicado, que expressa a cultura alimentar tradicional e a criatividade cearense, sem cair em estereótipos regionais. A Cauina é feita com ingredientes orgânicos, veganos e provenientes da agricultura familiar.
A Cauina é uma bebida fermentada que leva suco de caju clarificado, cajuína e leveduras. Ela pode ser degustada em taças, como um espumante comum, ou em coquetéis variados.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

