Iguatu

Catedral de São José sediará curso de formação de coroinhas

Published

on


A Catedral de São José em Iguatu através de seus colaboradores estará realizando nessa quarta-feira (20/02) “Curso de Formação de Coroinhas” para jovens e crianças entre 07 e 14 anos de idade que manifestem interesse em atuar nos trabalhos litúrgicos da Igreja Católica.

O pais podem fazer a inscrição na secretaria paroquial que fica ao lado da catedral. O curso será a partir das 19h na sala Dom José Doth ministrado pelo seminarista Júnior e Prof. Anésio Lopes abordando os temas “Coroinha amor e serviço” e “Responsabilidade dos pais e amor à igreja”.

Em entrevista a Rádio Mais FM o Prof. Anésio explicava que o coroinha é aquele que serve ao altar, que está ali diariamente na Santa Eucaristia. “Ele leva ao altar onde vai ser consagrado, o pão e o vinho, e diante da celebração o padre recebe das mãos do coroinha o pão que torna-se corpo, e o vinho que torna-se sangue. ” Exemplificou o coordenador.

Foi informado ainda que este momento é uma preocupação da paróquia em formar os meninos para auxiliar os sacerdotes nas celebrações. É possível existir meninas coroinhas (do sexo feminino), no entanto, culturalmente os padres estão mais acostumados com a figura do menino coroinha.

Entenda

O Coroinha é um Acólito, ou seja, é um membro da Igreja Católica, instituído ou não, que auxilia os ministros ordenados (Bispo, Padre ou Diácono) nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa.

No Brasil, o Acólito não instituído, especialmente quando jovem, é chamado de coroinha. Contudo não existe em qualquer documento litúrgico a referência a coroinhas mas sim a distinção entre acólitos instituídos e não instituídos.

EM ALTA

Sair da versão mobile