Conecte-se conosco

Regional

Casos de violência contra jornalistas crescem 17,5% em 2016, segundo Fenaj

Publicado

on

As agressões físicas foram a violência mais comum. Houve 58 jornalistas agredidos fisicamente em 2016, contra 49 em 2015.

Em 2016, foram registrados 161 casos de violência contra jornalistas no Brasil, um crescimento de 17,52% em relação ao número de agressões denunciadas no ano passado. Esse é um dos dados presente no Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Expressão 2016, produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em parceria com os sindicatos, que será apresentado nesta quinta-feira (12), às 15h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (Rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar – Centro).

“Uma das causas desse aumento é, em primeiro lugar, o maior número de jornalistas que estão denunciando. A visibilidade que a Fenaj tem dado para o tema, além das mídias alternativas, encoraja os profissionais a denunciarem”, aponta a presidenta da Fenaj, Maria José Braga.

Segundo ela, outro motivo para o crescimento dos registros de violência contra esses profissionais é a grande mobilização político-social do país. “Grande parte dessas agressões, assim como em 2015, ocorreu em manifestações públicas. Esse é um fenômeno que surgiu em 2013 e que tem se mantido nesses anos todos. Ao cobrirem manifestações públicas, os jornalistas têm sido agredidos, principalmente por policiais, mas também por manifestantes”, diz Braga.

As agressões físicas foram a violência mais comum em 2016, repetindo a tendência dos anos anteriores. Houve 58 casos, mais do que o registrado em 2015, quando 49 profissionais da área foram agredidos fisicamente.

De acordo com a presidenta, a maioria desses casos fica impune. “Nas manifestações de rua, a impunidade acaba sendo total, porque os policiais e os manifestantes quase nunca são identificados. Os agressores, portanto, nunca serão punidos”, afirma.

O material a ser divulgado de modo oficial apresenta, ainda, dois casos em que jornalistas brasileiros foram assassinados ao longo dos últimos 12 meses em decorrência do exercício da profissão, além da história de cinco comunicadores mortos no ano passado: dois blogueiros, dois radialistas e um comunicador popular, que são citados, mas não somados aos números totais de casos de violência contra jornalistas.

O relatório traz, ainda, 26 casos de agressões verbais, 24 de ameaças/intimidações, cinco de atentados, três de censura, 18 cerceamentos à liberdade de imprensa por meio de ações judiciais, 13 impedimentos ao exercício profissional, dez casos de prisões, detenções ou cárcere privado e duas situações de violência contra a organização sindical da categoria.

Os 161 casos de violência contra a categoria vitimaram 222 jornalistas, visto que, em várias ocorrências, mais de um profissional foi agredido. Consta no relatório também, como registro, a queda do avião da LaMia na Colômbia, que transportava a delegação da Chapecoense e mais 21 profissionais de imprensa –somente o narrador Rafael Henzel foi resgatado com vida. Foi o acidente com o maior número de jornalistas mortos da história.

O relatório, que é produzido desde 1998, é um importante instrumento de denúncia pública dos crimes cometidos contra os jornalistas no exercício de sua profissão. “O objetivo da Federação é chamar a atenção para esse problema, dizer que o jornalista e o jornalismo cumprem um importante papel social e, portanto, tem que ter condições de exercer seu trabalho. Essas condições passam pelas questões trabalhistas e pela garantia de segurança para os profissionais”, diz a presidenta.

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu5 horas atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias8 horas atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias8 horas atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos10 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias15 horas atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias15 horas atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias16 horas atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias4 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu4 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu4 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias4 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará5 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo5 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia5 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu6 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias2 semanas atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.