Brasil
Caso chegue ao Ceará, nuvem de poeira ‘Godzilla’ pode mudar a cor do céu

A nuvem de poeira do deserto da Saara, que afetou o sul da Flórida nesta quarta-feira (24), pode mudar a cor do céu caso chegue ao Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meterologia e Recursos Hídricos (Funceme). A nuvem ‘Godzilla’ pode ter entre três e cinco quilômetros de espessura e um a dois quilômetros de altura.
As previsões da Sede da Região Leste do Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos indicam que os impactos no Estado devem ser fracos, devido à localidade.
Um modelo digital do avanço da poeira nos próximos 10 dias indica que ela deve se afastar do Nordeste Brasileiro e avançar para o sudeste norte-americano.
A Funceme exlica que mudança na cor do céu para tons mais alaranjados, causada pela barreira de visibilidade, pode ocorrer durante o amanhecer ou o pôr do sol.
A mudança de coloração pode ocorrer com outros tipos de nuvem e é um impacto simples, assegura o órgão.
Não há previsões sobre quando a poeira pode chegar no Ceará. O pó do Saara viaja através do Oceano Atlântico, no oeste da África. Após percorrer 8 mil km, a nuvem chegou ao Caribe, encobrindo a capital de Porto Rico.
Nas redes sociais, a Funceme afirmou que dançar piseiro no sertão pode levantar mais poeira que a nuvem Godzilla, ressaltando o fraco impacto no Estado.
Ao chegar em Cuba, o que deve acontecer até esta sexta-feira (26), as autoridades americanas e cubanas indicam que pode haver uma onda recorde de calor.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Noticias2 semanas atrás
Polícia Federal realizou operação em uma residência no bairro Cocobó, em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrás
Ceará autoriza construção de 17 novas escolas de ensino médio em tempo integral
-
Noticias2 semanas atrás
Mulher morre após infecção por ameba comedora de cérebro ao usar água da torneira em lavagem nasal
-
Noticias2 semanas atrás
Dono da Havan e dois políticos ficam inelegíveis após condenação do TSE por abuso de poder econômico
-
Noticias2 semanas atrás
Coletivo Miúdo de Teatro completa oito anos de existência com apresentações gratuitas em comunidades de Caucaia
-
Noticias1 semana atrás
Ceará é incluído no Programa Acredita para fomentar emprego e empreendedorismo, anuncia ministro do Desenvolvimento
-
Noticias1 semana atrás
Mel cearense conquista mercado dos EUA, que absorve mais de 90% das exportações do Estado
-
Noticias1 semana atrás
Anvisa autoriza uso do Mounjaro no tratamento da obesidade