Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Casa Irmã Dulce de Iguatu já acolheu mais de 600 pessoas carentes

Em 2014 o governador da Bahia, Jaques Wagner, instituiu a data de 13 de agosto (hoje) como o Dia Estadual em Memória à Bem Aventurada Dulce dos Pobres.

Publicado

on

Em 2014 o governador da Bahia, Jaques Wagner, instituiu a data de 13 de agosto (hoje) como o Dia Estadual em Memória à Bem Aventurada Dulce dos Pobres.

 

Foi inaugurada em 30 de dezembro de 2014 a Casa Irmã Dulce em Iguatu, que acolhe pessoas dos municípios vizinhos que estão acompanhando familiares em serviços de saúde. A Irmã Milena é coordenadora da instituição e conta a importância do equipamento: “É um sinal concreto também da presença de Deus. Assim conforme o lema da Baeta Dulce é também o nosso lema, Amar e Servir”.

Idealizada pelo então Bispo Diocesano na época Dom João Costa esta obra é mantida por doações individuais e de empresas ou organizações e recentemente foi firmada parceria com o Poder Público Municipal. A coordenadora informou que apesar das colaborações ainda existem serviços que são arcados com dificuldade como a conta de luz, pagamento do vigia noturno, entre outros.

A Casa de Acolhimento Irmã Dulce iniciou seus trabalhos em 26 de janeiro de 2015 e até os dias atuais já acolheu mais de 600 pessoas com alimentação, acompanhamento psicológico, pernoites etc.

Algumas pessoas da própria cidade oriundas da zona rural, e vindas de Piquet Carneiro, Acopiara, Umari, Mombaça, Quixelô, e ainda os que vêm para tratamento de hemodiálise de Tauá, Jaguaribe, são recebidas através de um cadastro feito na instituição de saúde pelo serviço de assistência social da entidade. Chegando a Casa é feita uma ficha própria com os dados dos beneficiários.

História

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (nasceu em Salvador, 26 de maio de 1914  e faleceu na mesma cidade em 13 de março de 1992), mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, foi uma religiosa católica brasileira.

Irmã Dulce foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 1988 pelo então presidente do Brasil, José Sarney, porém não ficou com o título. Em 2011, foi beatificada pelo enviado especial do Papa Bento XVI. Sendo a beatificação o último passo antes da canonização, Irmã Dulce pode se tornar a primeira Santa Católica nascida no Brasil.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA