Conecte-se conosco

Iguatu

Candidatos a vereador de Iguatu participam de debate

Publicado

on

O auditório da do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira sediou na quinta-feira, 22, o seu primeiro debate acadêmico na cidade de Iguatu. O momento foi organizado por estudantes do quarto semestre do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA) campus Iguatu. O evento tinha como proposta protagonizar com os acadêmicos a análise dos candidatos e estabelecer um canal de diálogo e participação entre os estudantes e os propensos legisladores.

A expectativa conforme os organizadores foi superada. “Conseguimos propor o que havíamos pensado no início que é oportunizar à sociedade iguatuense, de modo mais imparcial e protagonista, um valor de um estado democrático de direito”, disse o futuro bacharel, Bruno Leonardo.

Todo o processo organizacional teve o aval e a coparticipação da Justiça Eleitoral e do Ministério Público que amparam as leis eleitorais estabelecendo os critérios para tal evento.  “Iniciativa louvável, de compromisso com a democracia, de alto nível, através do qual os candidatos puderam demonstrar suas propostas e a comunidade acadêmica contribuir com proposições importantes para o desenvolvimento regional”, disse o diretor da URCA/Iguatu Ivo Ferreira.

O andamento do debate se deu na realização de perguntas e respostas aos candidatos do legislativo sem o formato comum de réplica e tréplica. Bruno explicou o porquê de organizar um debate envolvendo somente os concorrentes a vagas da câmara. “Por sermos do curso, o legislativo vai de encontro com a nossa natureza, por isso nos retemos a essa esfera de dimensão. Fazer um debate com a majoritária com os candidatos a prefeito não teria sentido”, contou.

Devido à impossibilidade de 138 candidatos (número atual de concorrentes de Iguatu) comporem a mesa de debate, a comissão decidiu que dois representantes – um em cada bloco – das sete coligações proporcionais existentes em Iguatu participassem do processo. A escolha dos nomes ficou a cargo das alianças. Com algumas ausências o debate contou com os candidatos, Jan Messias, José Roberto, Efraim Cavalcante, Cida Albuquerque, Nelho Bezerra, Hildernando Bezerra, Mário Rodrigues, Bandeira Junior Lúcia Cristina e Marcilio de Jesus

O publico era formado em sua grande maioria por acadêmicos (Foto: Thiedo Henrique/Mais FM)

O publico era formado em sua grande maioria por acadêmicos (Foto: Thiedo Henrique/Mais FM)

Já a mesa dos mediadores do debate foi formada pelos professores Petrucio Monteiro, Wanessa Pinheiro e o chefe do cartório eleitoral da 13ª Zona, Michel Oliveira. Todos eles sortearam os questionamentos feitos pelos presentes nas áreas da Cultura, Esporte e Juventude; Desenvolvimento Econômico e Social, Educação; Meio Ambiente e Agricultura; Saúde; e Segurança.

O debate não mobilizou apenas a comunidade acadêmica dos cursos da instituição (Direito, Economia, Educação Física e Enfermagem), mas também dos cursos de todas as universidades presentes na cidade. “Convidamos todos os cursos existentes na cidade. Além dos pré-vestibulandos de escolas de ensino regular, movimentos sindicais e entidades como Rotary. A sociedade mais do que ninguém é figura importante nesse processo e por isso fomentamos uma maior diversificação dos participantes”, disse Bruno.

Público

A participação popular foi restrita a 250 inscritos para medidas de controle e logística com taxa simbólica de R$ 10,00 que custeará as despesas do evento e da formatura da turma de Direito 2015.1. Certificado de participação foi emitido pela URCA. O público pode avaliar a desenvoltura dos candidatos em temáticas de impacto diário a nível municipal, como degradação do Rio Jaguaribe e Lagoas, trânsito, saneamento, lixão e geração de emprego e renda.

A Mais FM através da sua fanpage oficial no Facebook, foi o único veículo de comunicação da cidade a transmitir o debate.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias4 horas atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias5 horas atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias5 horas atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos8 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias4 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu4 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu4 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias4 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará5 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo5 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia5 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu6 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.